CI

Subsídios "racham" Congresso dos Estados Unidos

As mudanças nos subsídios agrícolas propostas no Orçamento do governo americano para 2006 estão recriando uma "guerra civil"


As mudanças nos subsídios agrícolas propostas no Orçamento do governo americano para 2006 estão recriando uma "guerra civil" no Congresso do país. Na própria bancada ruralista, de um lado estão os representantes do Sul, cujas fazendas dependem mais dos subsídios, e do outro os fazendeiros do Nordeste e do Meio-Oeste, que seriam menos atingidos por eventuais cortes.


A discussão não envolve a tradicional divisão partidária, mas um racha geográfico. Até porque nos Estados do Sul o algodão é mais forte, e os subsídios concedidos por Washington ao produto foram recentemente condenados na Organização Mundial do Comércio (OMC) em disputa aberta pelo Brasil. Oficialmente, o USTR afirma que a condenação terá de ser submetida ao Congresso. Mas especialistas vêem na proposta de orçamento para o ano que vem sinais que já refletem reação à decisão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.