CI

Suinocultores de todo Estado são aguardados para o 40º Dia Estadual do Porco

Evento será no dia 08 de agosto



Em torno de 1,2 mil pessoas, entre produtores de suínos e profissionais ligados ao setor de suinocultura de todo o Estado gaúcho, estão sendo aguardados para participar do 40º Dia Estadual do Porco, que ocorre no dia 8 de agosto. Itinerante, este ano o município de Estrela é anfitrião do evento, que é uma idealização e promoção da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) e tem a Prefeitura de Estrela como organizadora. Conta com o apoio da Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela.

A expectativa do presidente da ACSURS, Valdecir Luis Folador, é repetir o sucesso dos anos anteriores. Ele destaca que, em 2014, além da programação tradicional, serão convidados os candidatos a governador do Estado para ocupar um espaço no qual deixarão uma mensagem ao público. Também será feita a entrega do Troféu Amigos da Suinocultura.

O diretor executivo da entidade, Fernando Gimenez, ressalta que todos estão convidados. "Solicitamos que os produtores, através dos núcleos e associações municipais ou individualmente, organizem sua caravana e estejam presentes neste que é o maior evento da suinocultura gaúcha", avalia.
 
Programação
A programação do 40º Dia Estadual do Porco está agendada para iniciar às 9h, com solenidade de abertura. Antes disso, porém, os produtores serão recepcionados com café da manhã, como é de costume.

A palestra está prevista para às 10h e abordará o tema “Tendências econômicas: Uma visão de médio prazo do Agro no Brasil", ministrada pelo professor Marcos Fava Neves, que é uma das vozes mais respeitadas do agronegócio brasileiro por meio de consultorias de sua empresa Markestrat, palestras no Brasil e no Exterior e crônicas em veículos de grande expressão nacional (O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e Valor Econômico, entre outros) e internacional (América Latina, América do Norte, Europa e Ásia).

Engenheiro agrônomo, mestre, doutor e livre docente em administração de empresas pela Universidade de São Paulo (USP), o “Dr. Agro” – título de um dos mais recentes entre as dezenas de livros sobre o tema – compartilhará sua experiência como um dos grandes defensores e incentivadores do campo produtivo por conhecer profundamente a enorme importância da atividade para o desenvolvimento econômico e social no País. Sua palestra vai apontar os caminhos que podem ser seguidos em meio a oportunidades e obstáculos da economia nacional. Para isso, além de dados privilegiados, ele apresentará ferramentas de administração, marketing, relacionamento interorganizacional, canais de distribuição e planejamento.

Para às 11h está prevista a entrega do Troféu Amigos da Suinocultura e o pronunciamento dos candidatos a governador do Estado.

O encerramento do evento ocorre com almoço à base de carne suína.
 
Histórico
O Dia Estadual do Porco é um evento itinerante. Em 2014 está agendado para ocorrer em Estrela. O município foi o primeiro a sediar o Dia Estadual do Porco e, além da primeira edição, foi anfitrião em outras 12 edições, sendo 1999 o último ano.

As demais cidades que receberam o Dia Estadual do Porco foram Guaporé (1980), Frederico Westphalen (1981), Erechim (1987), Marau (1988), Serafina Corrêa (1990), Venâncio Aires (1991), Cerro Largo (1992 e 2002), Sarandi (1993), Teutônia (1994), Santo Cristo (1995), Nova Araçá (1996), Tapera (1997), Casca (1998), Santa Rosa (2000), Sertão (2001), Aratiba (2003), Cândido Godói (2004), Vila Maria (2005 e 2011), Nova Candelária (2006), São Pedro do Butiá (2007), Pinhal (2008), Barra do Rio Azul (2010), Três Passos (2012) e Poço das Antas (2013).

O Dia Estadual do Porco caracteriza-se como um evento político e técnico da suinocultura. Criado pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), estão engajadas na promoção a Prefeitura de Estrela, através da Secretaria da Agricultura; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela e Emater/RS-Ascar. Informações na sede da ACSURS, através do (51) 3712-1014 (Assessoria de Comunicação) ou e-mail [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.