CI

Suinocultura de Minas Gerais aposta em ano positivo

Com vistas ao mercado externo, a suinocultura vislumbra um ano positivo


Com vistas ao mercado internacional, a suinocultura mineira vislumbra um ano positivo, em virtude da ausência de focos de doenças sanitárias. Porém, este cenário favorável exige do Estado potencial para exportação, com frigoríficos devidamente capacitados para a atividade; o que ainda é um entrave para o setor.

Outro desafio é aumentar o consumo da carne suína no mercado interno. Minas é o quarto produtor brasileiro de carne suína. No acumulado de janeiro a novembro de 2006, Minas exportou cerca de 11 mil toneladas de carne suína, que movimentou em torno de US$ 22 milhões. No ano passado, a produção mineira de carne suína fechou em, aproximadamente, 324 mil toneladas. Para este ano, a estimativa é que o volume produzido alcance 349 mil toneladas.

O escoamento da produção interna de suínos, hoje visto como uma das maiores necessidades do setor para adequação entre oferta e demanda do produto no mercado interno, poderá ser alcançado com o aumento do consumo e com a exportação de volume significativo de carne suína. Em Minas, o consumo de carne suína é de 18 quilos per capita/ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.