CI

Suinocultura e avicultura mineiras terão milho garantido em 2007

O boom do milho no mercado internacional não deverá gerar escassez do grão para abastecimento interno


Os segmentos de aves e suínos em Minas Gerais não acreditam que o boom do milho no mercado internacional, ocasionado pelo grande interesse dos Estados Unidos nas safras de milho para a produção de etanol, possa gerar escassez do grão para abastecimento interno, pelo menos em 2007.

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que a área plantada com este grão sofrerá uma redução em um percentual de 1,5% na safra de verão; no entanto, o Centro-Oeste (Goiás) e Minas Gerais terão a área de plantio aumentadas em 18% e 3%, respectivamente.

Quanto às empresas de sementes, há uma previsão de acréscimo da área plantada com milho na ‘safrinha’, o que poderá contribuir para o abastecimento interno e equilibrar o mercado com o crescimento das exportações, em decorrência do incremento nos preços externos.

Para João Carlos Garcia, pesquisador da área sócio-econômica da Embrapa Milho e Sorgo, alguma redução nas exportações de milho pelos Estados Unidos deverá ocorrer nos próximos anos. Segundo Garcia, a Argentina também iniciou um programa de produção de etanol e para garantir a viabilidade do programa e evitar especulações, suspendeu os registros de exportação para a próxima safra.

Segundo o presidente da Companhia de Armazéns e Silos de Minas Gerais (Casemg), Célio Gomes Floriani, neste momento o cenário internacional deve ser avaliado com extrema importância, pois, é ele que baliza o comportamento do preço do milho no país. "É preciso que os produtores fiquem atentos às informações para tomem decisões corretas na hora da venda e na armazenagem do grão, para que realizem bons negócios". As informações são da assessoria de imprensa da AveSui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.