CI

Suínos estão fora da Expointer 2009

Última edição sem os exemplares aconteceu há 30 anos. Criadores estudam participação institucional


Após muito debate e polêmica, os líderes da cadeia produtiva da carne suína decidiram não levar à Expointer 2009 os 191 animais inscritos na mostra, que começa no dia 29, em Esteio. A decisão foi tomada em reunião realizada ontem na Superintendência Federal da Agricultura, na Capital. A última Expointer sem as raças foi em 1979, devido à peste suína, que já tinha afastado os exemplares em 1978.

A recomendação de que os suínos fiquem nas granjas será divulgada aos criadores, mas não haverá proibição formal. 'A maioria não quer levar animais, com exceção de um ou dois criadores. Se alguém tentar entrar, o pessoal na entrada não vai deixar', reforçou o superintendente do Mapa/RS, Francisco Signor.

A medida, de acordo com nota do Comitê Estadual de Sanidade Suína, tem por objetivo evitar o contato dos animais com pessoas que eventualmente estejam com a gripe A. A preocupação deve-se à comprovação, em outros países, de que a doença pode ser transmitida de humanos para suínos. 'É uma medida preventiva', acrescentou Signor. Para ele, o prejuízo de quem deixará de vender na feira é insignificante frentre às perdas que a cadeia poderia ter caso houvesse contágio.

O presidente da Acsurs, Valdecir Folador, não acredita que algum criador possa desobedecer a recomendação. 'Houve consenso entre os produtores de deixar a decisão com a associação.' Até Folador, que defendia a participação, mudou de ideia. 'Fizemos consultas a técnicos e ouvimos a base. Os próprios produtores estavam preocupados.' O segmento buscará dividir com o restante da cadeia os investimentos feitos no pavilhão (como reparos elétricos e hidráulicos), que chegam a R$ 40 mil. Até o final da mostra, seriam R$ 100 mil. O assunto será debatido na próxima semana.

'Nossa cadeia agiu com maturidade', afirmou o diretor executivo do Sips, Rogério Kerber. No entanto, ele não garantiu que a questão dos investimentos será negociada. 'O Sips sempre está à disposição para dialogar e avaliar propostas, mas isso tem que ser dimensionado.' Acrescentou que as indústrias passam por dificuldades.

Agora, os criadores buscarão outra forma de participar da Expointer. O presidente da Comissão de Suinocultura da Farsul, João Picoli, destacou que deve haver promoção da carne suína, para que não se perca toda a vitrine da mostra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.