CI

Suínos estão fora da Expointer 2009

Pela primeira vez, os suínos não participarão da feira que começa no sábado, em Esteio, no Rio Grande do Sul


Começa no sábado, em Esteio, no Rio Grande do Sul, mais uma edição da Expointer. Pela primeira vez, os suínos não vão participar da feira.

A medida foi adotada para preservar os quase 190 animais inscritos para participar da Expointer. Em contato com os visitantes os suínos poderiam ser contaminados com o vírus da gripe A. A decisão foi tomada pela Associação dos Criadores do Rio Grande do Sul, Secretaria da Agricultura do Estado e Ministério da Agricultura.

“A suinocultura não tem nada a ver. Não temos nenhum caso de suínos contaminados por esses vírus. Então, essa medida foi tomada justamente para a prevenção e a proteção dos animais. Com os animais expostos poderíamos correr o risco de alguma pessoa contaminada com o vírus entrar em contato com os animais e contaminar os animais”, explicou Valdecir Folador, presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul.

Das cinco granjas que pretendiam levar animais para expor na feira, três são dos municípios gaúchos de Cruzeiro do Sul e Marques de Souza. Mais de 140 animais que estavam preparados há quase um ano para a Expointer não vão sair das propriedades.

Nas granjas, o acesso é restrito aos criadores. O criador Ilânio Jonher tinha inscrito 63 suínos. Essa é a primeira vez em mais de duas décadas que o produtor ficará fora da Expointer. Ele já conquistou vários troféus na feira. Entre eles estão Cabanha de Destaque e Melhora Animal.

“O pior é que esse prejuízo vai se estender até o final do ano. Nós temos em torno de dez a 30 animais vendidos a cada Expointer, mas encaminhamos outros negócios para centenas de animais que ocorrem esses meses até o final do ano”, reclamou seu Ilânio.

A Expointer vai até o dia seis de setembro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.