CI

Super arroz verde chinês promove desenvolvimento sustentável

Projeto já criou 78 variedades em 10 anos


Cientistas chineses acabaram de criar novas variedades de arroz chamadas "Green Super Rice (GSR)", ou super arroz verde, para o desenvolvimento de países asiáticos e africanos buscando reduzir a fome e aumentar a renda dos agricultores locais. Apoiado pelo governo chinês e pela Fundação Bill & Melinda Gates, o projeto gerou 78 variedades GSR para 18 países, com uma área total de 6,12 milhões de hectares desde o seu lançamento em 2008, na esperança de beneficiar 30 milhões de pequenos agricultores de arroz nos dois continentes. 

As variedades GSR são variedades de arroz superiores que podem produzir rendimentos elevados e estáveis com menos insumos. Eles precisam de menos fertilizantes químicos, pesticidas e água, e são mais tolerantes a pragas, doenças, seca, salinidade, submersão e outros estresses abióticos ou bióticos, disse Li Zhikang, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas. 

A equipe de pesquisa liderada por Li desenvolveu uma estratégia de melhoramento molecular eficiente, através da qual o período de seleção de novas variedades pode ser reduzido de 8 a 10 anos para 4 a 6 anos. Com uma melhor tolerância para condições difíceis, as variedades GSR podem alcançar um aumento médio de 0,89-1,83 toneladas por hectare, o que significa 230,9 dólares por hectare para um produtor de arroz, de acordo com uma pesquisa realizada nas Filipinas. 

"A China tem um esforço muito grande no cultivo de arroz e genética de arroz, e o projeto GSR compartilhou recursos de germoplasma de institutos de pesquisa chineses para muitos países asiáticos e africanos", afirma Gary Atlin, diretor de programas da Fundação Bill & Melinda Gates. "A China forneceu um apoio realmente maravilhoso para a pesquisa e o desenvolvimento do arroz em todo o mundo em desenvolvimento", conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.