Superagro começa com bovinos de corte e equídeos

Agronegócio

Superagro começa com bovinos de corte e equídeos

Feira começa nesta quarta-feira, 25, e segue até 05 de junho
Por: -Joana
949 acessos
A Superagro Minas 2011 começa nesta quarta-feira, 25, com o primeiro evento da sua programação, a 51ª. Exposição Estadual Agropecuária. A Exposição vai realizar seu primeiro turno com bovinos de corte e equídeos até o domingo, 29. Na segunda e terça-feiras da próxima semana, 30 e 31 de maio, o Parque da Gameleira estará fechado, retornando com as atividades na quarta, 1º. de junho, com o segundo turno da Exposição Agropecuária. Na pista, bovinos de leite e demais raças de equídeos. Os demais eventos que compõem a feira, como a Expocachaça, Expovet e Feira da Agricultura Familiar terão início em 2 de junho, no Pavilhão Expominas, prosseguindo também até 5 de junho.

No ano passado, cerca de 75 mil pessoas visitaram a Superagro e o volume de negócios realizados em 12 leilões somou R$ 6,1 milhões, com alta de 40% em relação ao ano anterior.

Exposição Agropecuária (25 de maio a 5 de junho) - Na Exposição Estadual Agropecuária estarão presentes cerca de 3 mil animais de Minas e de outros Estados, com diversas raças de bovinos, equídeos e bubalinos. Estes animais vão participar dos julgamentos que avaliam os melhores exemplares de cada raça.

Além disso, serão realizados 10 leilões que vão colocar à venda cerca de 360 animais entre bovinos de leite (110); bovinos de corte (52) e equídeos (200). A Exposição constitui o momento ideal para os pecuaristas de Minas apresentarem os resultados dos investimentos realizados no melhoramento dos rebanhos.

Eventos de 2 a 5 de junho

Expocachaça - A 15ª. Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça), chega trazendo um leque variado de marcas da bebida para vendas no atacado e no varejo, além dos equipamentos de apoio à produção e comercialização do destilado. Durante a feira será realizada mesa-redonda com o objetivo de discutir as oportunidades de divulgação da bebida com a Copa de 2014. Será realizado também o 2º. Encontro Estratégico de Negócios, reunindo empresas compradoras do atacado e do varejo e os produtores de bebida, para a prospecção de novos negócios.

Já a Expovet - Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários vem para sua segunda edição com a presença de empresas de Minas e de outros Estados. O mercado de produtos pet (alimentação, nutrição, bem-estar animal e acessórios) experimenta crescimento em Minas e no Brasil, o que favorece a realização de negócios durante o evento.

Agricultura familiar - Outro evento que merece destaque durante a Superagro é feira da Agricultura Familiar. Responsável por boa parte dos produtos que chegam à mesa do consumidor, a agricultura familiar quer mais espaço no mercado. Esse é o objetivo da presença dos agricultores que vão apresentar um variado leque de produtos procedentes de diversas regiões do Estado. Queijos, doces, temperos, biscoitos, conservas e farinhas, entre outros, aliado a um rico artesanato, estarão em exposição e à venda.

Queijo Minas - Uma das novidades deste ano é o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, do qual participam produtores das cinco regiões onde o produto é hoje caracterizado, representadas pelo Serro, Canastra, Araxá, Cerrado e Vertentes. Serão avaliados os quesitos textura, cor, consistência, sabor, aroma e apresentação (formato e acabamento). Os objetivos são promover e valorizar o queijo minas artesanal dos produtores cadastrados no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), incentivar a produção com qualidade e, por meio da divulgação, buscar novos mercados e consumidores para o produto. A premiação será em 3 de junho.

Enesco - Esta sétima edição da Superagro também contará com o 16° Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação (Enesco). O foco do encontro está em que antes de fiscalizar, é preciso educar. O Brasil possui cerca de 3 mil profissionais treinados para atuarem com a educação sanitária junto aos produtores rurais, incluindo veterinários, agrônomos, zootecnistas e comunicólogos, entre outros. Porém, este número é insuficiente para atender a todo o território nacional. O Encontro chega este ano para debater como potencializar a defesa sanitária no país visando acompanhar o crescimento do agronegócio nacional.

Palestras Técnicas - Conhecimento também não faltará durante o evento. O Sebrae-MG realizará um Ciclo de Palestras sobre silvicultura, apicultura e fruticultura, além do Workshop Educampo Café e Leite. O Ciclo de Aulas Técnicas chega à sua terceira edição reunindo alunos de áreas afins ao agronegócio abordando, entre outros, o perfil do profissional dessa área na atualidade.

Epamig - A Superagro 2011 também contará com a Feira da Pesca, Aquicultura, Náutica e Turismo, onde a Epamig vai apresentar um sistema para a criação de peixes em cativeiro utilizando tanques de fibra de vidro que facilitam a produção em regiões com área e volume de água menores. Além disso, o espaço também apresentará uma mostra de náutica e turismo de pesca.

A Superagro é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), junto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae-MG.

Programação
2 de junho, às 10h - Abertura oficial
25 de maio a 5 de junho - 51ª Exposição Estadual Agropecuária(*)
25 de maio a 3 de junho – Ciclo de Aulas Técnicas (**)
1º a 3 de junho - Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação (**)
1º a 3 de junho – Eventos do Sebrae-MG: palestras sobre silvicultura, fruticultura,
apicultura e workshop Educampo Leite e Café. (**).
2 a 5 de junho - 15ª Expocachaça
2 a 5 de junho – Expovet (**)
2 a 5 de junho - Feira da Pesca, Aquicultura, Náutica e Turismo
2 a 5 de junho - Feira da Agricultura Familiar
(*) Nos dias 30 e 31 de maio (segunda e terça-feira) o Parque da Gameleira estará
fechado para a troca de animais para o segundo turno, reabrindo para o público novamente
em 1º. de junho (quarta-feira).
(**) é necessária inscrição prévia.
 
As informações são da assessoria de imprensa do evento

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink