CI

Surge a primeira usina de biodiesel

Lula disse que o incentivo à produção de álcool também tem sido foco de ações do governo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na quinta-feira, na cidade de Cássia, em Minas Gerais, da inauguração da Usina de Biodiesel Soyminas, a primeira usina brasileira de produção de biodiesel. A Soyminas, que produzirá biodiesel a partir de girassol e nabo forrageiro, terá capacidade instalada para produção de 12 milhões de litros do novo combustível por ano.

Durante a solenidade, o presidente assistiu, em um telão com transmissão ao vivo, ao primeiro abastecimento de biodiesel em um posto de Belo Horizonte.

Combustível renovável produzido a partir de oleaginosas, como soja, mamona, dendê e girassol, o biodiesel foi autorizado para uso comercial no Brasil em dezembro de 2004, inicialmente para mistura de 2% ao diesel de petróleo.

Ao inaugurar a primeira usina brasileira de biodiesel, na cidade de Cássia (MG), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o País tem potencial para se tornar um grande produtor de biodiesel.

"O mundo vai reconhecer que o Brasil é incomparavelmente o único país do mundo que tem as melhores condições porque aqui nós temos terra boa para a agricultura. Aqui nós temos o que a agricultura brasileira e o mundo precisam para plantar o biodiesel e fazer disso uma grande fonte de enriquecimento do nosso povo, do nosso país e, porque não dizer, de outros países", afirmou o presidente.

Ao inaugurar a primeira usina brasileira de biodiesel, Lula disse que o projeto de produção do novo combustível não deve repetir os erros do passado. Ele lembrou que, na década de 90, o Proálcool atendia praticamente 90% da frota de carros produzidos no Brasil, embora a produção de carros movidos a álcool fosse interrompida.

"O açúcar estava desvalorizado e o álcool também porque não tinha consumo", afirmou. "Estamos começando com 2% do biodiesel nos motores de tratores, carros, caminhões, ônibus", argumentou.

Lula disse que o incentivo à produção de álcool também tem sido foco de ações do governo. "Os produtores de álcool têm certeza de que o governo está tratando o álcool com seriedade. A indústria automobilística voltou a produzir carro a álcool", ressaltou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.