Suspeita de Influenza faz EUA abaterem 40 mil frangos

Frangos

Suspeita de Influenza faz EUA abaterem 40 mil frangos

Chegada do inverno neste final de semana no Hemisfério Norte faz a indústria avícola intensificar as medidas de biosseguridade
Por:
89 acessos

A chegada do inverno neste final de semana no Hemisfério Norte faz a indústria avícola intensificar as medidas de biosseguridade. Afinal, é nesse período que se ampliam as possibilidades de disseminação do vírus da Influenza Aviária por aves migratórias em busca de locais mais acolhedores.

Na dúvida, é preciso agir radicalmente. Como fez o Departamento de Agricultura de Maryland, nos EUA: como um lote de frangos em criação no Condado de Wicomico apresentou mortalidade muito acima do normal, recolheu o material para os exames necessários e, paralelamente, determinou o sacrifício imediato de todo o lote.

A preocupação tem razão de ser: Pois parte do estado está localizada na península de Delmarva, por onde passa a Rota Migratória do Atlântico, responsabilizada por alguns dos casos de Influenza Aviária que afetaram a avicultura norte-americana entre 2004 e 2005.

Além disso, houve registros, recentes, de casos de Influenza Aviária de baixa patogenicidade pelo vírus H7N3 em perus no condado de Stanislaus, California e, ainda, pelo vírus H5N2 no estado de Minnesota (condados de Stearns e Kandiyoshi). Assim, todo cuidado é pouco.

Para tranquilizar, os testes realizados no material coletado dos frangos sacrificados em Maryland – embora inconclusivos quanto à possível presença do vírus da Influenza – apontaram a ocorrência de uma doença bacteriana comum que, devidamente combatida, fez com que a mortalidade dos lotes não sacrificados retornasse a níveis normais. Mesmo assim, o monitoramento em torno da Influenza Aviária prossegue de maneira intensa.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink