CI

Suspeita de Influenza faz EUA abaterem 40 mil frangos

Chegada do inverno neste final de semana no Hemisfério Norte faz a indústria avícola intensificar as medidas de biosseguridade


A chegada do inverno neste final de semana no Hemisfério Norte faz a indústria avícola intensificar as medidas de biosseguridade. Afinal, é nesse período que se ampliam as possibilidades de disseminação do vírus da Influenza Aviária por aves migratórias em busca de locais mais acolhedores.

Na dúvida, é preciso agir radicalmente. Como fez o Departamento de Agricultura de Maryland, nos EUA: como um lote de frangos em criação no Condado de Wicomico apresentou mortalidade muito acima do normal, recolheu o material para os exames necessários e, paralelamente, determinou o sacrifício imediato de todo o lote.

A preocupação tem razão de ser: Pois parte do estado está localizada na península de Delmarva, por onde passa a Rota Migratória do Atlântico, responsabilizada por alguns dos casos de Influenza Aviária que afetaram a avicultura norte-americana entre 2004 e 2005.

Além disso, houve registros, recentes, de casos de Influenza Aviária de baixa patogenicidade pelo vírus H7N3 em perus no condado de Stanislaus, California e, ainda, pelo vírus H5N2 no estado de Minnesota (condados de Stearns e Kandiyoshi). Assim, todo cuidado é pouco.

Para tranquilizar, os testes realizados no material coletado dos frangos sacrificados em Maryland – embora inconclusivos quanto à possível presença do vírus da Influenza – apontaram a ocorrência de uma doença bacteriana comum que, devidamente combatida, fez com que a mortalidade dos lotes não sacrificados retornasse a níveis normais. Mesmo assim, o monitoramento em torno da Influenza Aviária prossegue de maneira intensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.