CI

Suspeita sobre uso de antibiótico em leite cru é descartada

Análise do Ministério da Agricultura em lotes apreendidos


Análise do Ministério da Agricultura em lotes apreendidos não apresentaram irregularidades e serão liberados para comercialização

A suspeita sobre resíduos de antibiótico em amostras de leite cru foram descartadas após análises do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ao todo, 448,3 mil litros foram retidos na empresa Laticínio Vale do Taquari, localizado no município de Estrela (RS), com denúncia de adulteração.


Todo o produto apreendido foi transformado em 77,2 toneladas de leite em pó integral. A produção, no entanto, ficou sob análise e não pode ser comercializada.

Foram coletadas amostras representativas de toda a produção buscando a presença de antibióticos. Após as análises, foi descartada a hipótese de irregularidade. Como o lote estava dentro dos padrões regulamentares, será liberado para a comercialização.

Apesar da suspeita de contaminação não ter sido confirmada, o Mapa submeterá o estabelecimento investigado em Regime Especial de Fiscalização (REF). O objetivo é fazer um acompanhamento minucioso do controle de antibiótico que deve ser realizado no recebimento de leite cru.

Coletas em outros estados

Após as denúncias de irregularidades no Rio Grande do Sul, o Ministério da Agricultura solicitou a coleta de amostras de leite de todos os estabelecimentos produtores de leite longa vida sob inspeção federal no país. Já foram recebidas 112 amostras pelos laboratórios da rede oficial, que se referem a 66 indústrias distribuídas em 13 estados (Rio de Janeiro, Sergipe, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Santa Catarina, Ceará, Rondônia, Bahia, Pernambuco e Mato Grosso, além do Rio Grande do Sul). Os resultados para formol e ureia deverão sair no início da próxima semana.


“O Programa Nacional de Combate à Fraude no Leite, realizado pelo Mapa, continua sendo desencadeando ações visando coibir as práticas ilícitas relacionadas a este nobre alimento. A população pode continuar consumindo com segurança todos os alimentos de origem animal que são submetidos à fiscalização do Serviço de Inspeção Federal [SIF]”, explicou a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa, Judi Nóbrega.

Nova suspeita

Foram retidos 25,9 mil litros de leite longa vida suspeitos de adulteração por ureia e formol na empresa Companhia de Alimentos Glória, no município de Guaratinguetá (SP), provenientes da empresa Laticínios Bom Gosto, no município de Tapejara (RS). Amostras do lote serão submetidas a análises pelos laboratórios da rede oficial. Toda a produção suspeita está retida na empresa e não chegou a ser comercializada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.