Sustentabilidade na indústria de insetos enfrenta desafios

MEIO AMBIENTE

Sustentabilidade na indústria de insetos enfrenta desafios

"Sabemos que não podemos continuar fazendo o que estamos fazendo em termos de produzir alimentos e usar a terra"
Por: -Leonardo Gottems
84 acessos

Um artigo publicado na revista Trends in Ecology and Evolution, pela bióloga Universidade Sueca de Ciências Agrícolas, Åsa Berggren, explora questões não respondidas sobre a criação de insetos, segurança e impactos ambientais. De acordo com ela, existem alguns desafios para a garantia da sustentabilidade ecológica dessa indústria. 

"À medida que cresce a demanda global por proteínas, criação em massa de insetos podem desempenhar um importante papel futuro dos alimentos. Sabemos que não podemos continuar fazendo o que estamos fazendo em termos de produzir alimentos e usar a terra", disse a especialista em seu artigo.  

Ela afirma que, das várias áreas em que a pesquisa é necessária, uma das preocupações mais urgentes são os chamados produtos de sistemas indesejados. “Por exemplo, ainda não sabemos o impacto total de insetos criados em massa em países onde essas espécies não ocorrem naturalmente. Um fugitivo poderia causar estragos no ecossistema. Outras áreas incluem compensação por espécies e história de vida, produção sustentável de alimentos, segurança alimentar e ética”, indica. 

No entanto, como é uma indústria consideravelmente nova, ainda é pouco explorada ao redor do mundo. Os norte-americanos, por exemplo, gastaram US $ 55 milhões em insetos comestíveis em 2017, “e levará tempo para tornar os alimentos ricos em insetos atraentes para um público ocidental mais amplo”, os pesquisadores acreditam que ainda há tempo para fazer uma pesquisa adequada e dar forma política ambiental. 

"Insetos têm o potencial de ser uma fonte de alimento boa, sustentável e útil, mas não é tão simples quanto criá-los. Você tem que fazer um grande esforço para investigar”, conclui.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink