CI

Talentos do Brasil comercializará produtos para Copa do Mundo de 2014

Setores de alimentação e bebidas concentram mais da metade dos empreendimentos registrados


Em reunião finalizada nesta sexta-feira (10), a coordenação do programa Talentos do Brasil, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), apresentou o diagnóstico parcial dos empreendimentos mantidos pelos agricultores rurais que serão comercializados para as redes de hotéis, bares e restaurantes nas 12 cidades-sede do Mundial de 2014.

Os produtos vendidos para esses segmentos incluirão as áreas de alimentação, bebidas, cosméticos e decoração e utilitários, que abrange os artesanatos. O relatório parcial mostrou o resultado de 64 dos 82 empreendimentos cadastrados no programa até o momento. Segundo o documento, os setores de alimentação e bebidas concentram mais da metade dos empreendimentos registrados. A menor parcela está com os cosméticos.

O diagnóstico avaliou da produção à administração do negócio. Com os resultados, a equipe do programa identificará, por exemplo, a capacidade de produzir em maior escala - caso a procura pelos serviços aumente -, o modo de calcular o valor de venda de cada produto e se o empreendimento atende às legislações vigentes. A averiguação foi realizada pelo Programa Comércio Brasil, mantido pelo Sebrae. O relatório com a situação de todos os 82 empreendimentos deverá ser finalizado em março.

Assim que o diagnóstico for concluído, os empreendimentos serão analisados por especialistas da área, chamados conteudistas, e pelos articuladores locais – técnicos que representam o programa em cada uma das cidades-sede da Copa. Nessa fase, serão propostos ajustes para aprimorar e qualificar os produtos que serão ofertados no mundial. A intervenção deverá ser iniciada no mês de abril.

Aqueles que conseguirem se adequar às recomendações técnicas ainda em 2012, poderão fornecer os produtos para hotéis, bares e restaurantes das cidades que receberão os jogos da Copa das Confederações, realizada de 15 a 30 de junho de 2013, em Brasília (DF), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). “Entender bem a situação dos nossos empreendimentos é fundamental para o programa. Concluindo essa etapa, vamos atuar na qualificação, para que possamos promover os produtos a partir do ano que vem, na Copa das Confederações”, avaliou o diretor do departamento de Renda e Agregação de Valor da Secretária da Agricultura (SAF/MDA), Arnoldo Campos.

Além dos produtos oferecidos para os hotéis, bares e restaurantes do Mundial, o Talentos do Brasil prepara roteiros de excursões para os turistas que estiverem nas cidades-sede da Copa 2014. Os 24 roteiros já registrados pelo programa estão localizados a menos de três horas de distância das capitais que receberão os jogos. Assim como os empreendimentos de produtos, os roteiros diagnosticados terão assessoria técnica especializada para aprimorar os serviços ofertados.

Outra novidade anunciada durante a semana de reunião foi a implantação de um software para administrar e monitorar todos os empreendimentos do programa. A ferramenta apresentará de forma integrada as informações relativas dos produtos oferecidos, como o desempenho na execução e os resultados alcançados a partir da assistência técnica. O software será gerido pelo MDA.

A visualização pública dos produtos e serviços catalogados poderá ser feita até o fim de 2012, quando o programa cadastrará os empreendimentos do Talentos do Brasil na Rede Brasil Rural.

Criado pelo MDA, o programa conta também com a parceria dos ministérios do Turismo (Mtur), do Meio Ambiente (MMA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – nacional e do Rio Grande do Sul – e da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ).

O programa Talentos do Brasil valoriza a identidade cultural das regiões brasileiras e insere as famílias participantes no mercado nacional. Todos os empreendimentos são produzidos por agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, organizados em associações e cooperativas. A seleção dos produtos e das entidades é realizada por meio de chamada pública.

Novos empreendimentos

As associações e cooperativas não inclusas no Talentos do Brasil terão a oportunidade de participar do programa. Isso porque uma nova chamada pública deverá ser divulgada ainda em fevereiro. Segundo a coordenação, o edital lançado deverá convocar mais 17 empreendimentos nas áreas de alimentação, bebidas e decoração e utilitários.

Copa do Mundo no Brasil

Os jogos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 serão realizados em Belo Horizonte (BH), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), NAtal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Curitiba (PR), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), de 12 de junho a 13 de julho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.