CI

Tarde de Campo é apresentada em Morro Reuter/RS

O encontro será no dia 10, a partir das 14h


Na propriedade de Antonio Normélio Lauer, na localidade de Franckental, em Morro Reuter, acontece uma tarde de campo que irá abordar a produção de leite a base de pasto. O encontro será no dia 10, a partir das 14h, quando serão realizadas palestras ministradas por técnicos da Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Cooperativa PIÁ. O objetivo é demonstrar o sistema natural de produção de leite, onde a alimentação das vacas é basicamente de pastagens. A programação tem início com apresentação da propriedade e se desenvolve ao longo de quatro estações.

Na estação nº 1 será mostrado a higiene da ordenha. Os técnicos explicarão para os produtores rurais os cuidados necessários com a sala da ordenha, o uso correto dos desinfetantes, além das vantagens que a limpeza traz para o lucro dos produtores.

Já na estação nº 2 será mostrado a irrigação de pastagens e a produção de alfafa para pastoreio. Nesta estação, será apresentada a irrigação por aspersão em malha, que potencializa as pastagens, aumentando sua capacidade produtiva. Será demonstrado, também, o uso correto da irrigação e sua importância, principalmente nos períodos de estiagem.

Os passos para estabelecer um sistema de produção de leite a base de pasto, com sistema rotativo de manejo de pastagens e o sistema silvipastoril, que é a presença do pasto e do gado em uma mesma área, será apresentado na estação nº 3.

Por último, os técnicos da Emater/RS-Ascar apresentarão a presença de um planejamento e de gestão da propriedade leiteira. “Será demonstrada a importância do controle da produção, de preço e do custo da atividade, com controle de entrada e saída de dinheiro”, ressalta o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Guilherme Martins Costa

As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar Porto Alegre.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.