CI

Tarde de Campo sobre piscicultura em tanque rede

Evento acontece segunda-feira, 11 de abril, a partir das 14h, em Passo Sobrado/RS


A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) realiza, na segunda-feira (11), às 14h, uma Tarde de Campo sobre piscicultura em tanque rede. O evento será na propriedade do produtor Marcos Olimpio da Silva, em Passo da Mangueira, município de Passo do Sobrado.

A iniciativa faz parte do projeto “Validação fomento e disponibilização de tecnologias para os agricultores familiares e pescadores artesanais em alternativas produtivas nas áreas de fruticultura, floricultura, piscicultura e meliponia nas Regiões do Vale do Rio Pardo, Litoral Norte, Campos de Cima da Serra e Viamão e entorno”, desenvolvido por pesquisadores da fundação em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além da Ufrgs, Emater/RS-Ascar, Fetag, sindicatos e prefeituras.

Conforme a coordenadora do projeto, Goreti Ranincheski dos Reis, pesquisadora-doutora da Fepagro, o trabalho consiste na avaliação da produtividade do sistema. “As propriedades funcionam como unidades demonstrativas”, explica. Nesta propriedade, foi instalado um tanque de 6m³ com 360 alevinos de tilápia. Os técnicos fizeram o acompanhamento técnico mensal com realizações de biometrias (peso, medida e sanidade) dos peixes. A despesca está sendo feita agora que os exemplares atingiram um peso médio de 600 gramas. A tilápia apresenta um curto ciclo de engorda, boa adaptação ao cultivo em tanque-rede e excelentes propriedades organolépticas e nutricionais.

“Na região do Vale do Rio Pardo, o projeto visa oferecer alternativas produtivas e geradoras de renda para agricultor familiar nas áreas cultivadas com tabaco.”, finaliza Goreti. Trabalham no projeto os técnicos em pesquisa, a bióloga marinha Sílvia Giambastiani Oliveira, e o biólogo Fábio Almeida Iranço.
As informações são da assessoria de imprensa da Fepagro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.