CI

Técnica da Hidroponia é sucesso em Xambioá (TO)

Participante do programa Negócio Certo Rural abre empreendimento na produção de hortaliças


Participante do programa Negócio Certo Rural abre empreendimento na produção de hortaliças

Palmas - O Negócio Certo Rural vem se firmando cada vez mais em Tocantins. Empreender no ramo agrícola acaba sendo uma boa opção para os que vivem nas regiões interioranas do estado. Foi o que aconteceu no assentamento Recanto, localizado em Xambioá, onde Maria Daguia Coelho e Miramaldes Batista, de 46 anos, abriram um negócio de hortaliças.

O programa mostrou as diversas ferramentas para novas oportunidades na produção de alimentos. A partir daí, ele decidiu fazer sua própria hidroponia, uma técnica de cultivo de plantas sem solo em que as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.

“O curso do Sebrae foi de muita importância para que eu conseguisse administrar meu negócio. Para conhecer mais sobre a técnica, visitei hidroponias em Palmas e Wanderlândia. A partir daí comprei os equipamentos necessários para trabalhar em minha casa”, afirma Miramaldes, que hoje fatura cerca de R$ 2 mil por mês vendendo hortaliças para a região.

O consultor do Sebrae em Tocantins, Eurypedes Ribeiro, foi quem ministrou os cursos do Negócio Certo Rural. Ele reconhece a importância do programa, enfatizando a gratidão de trabalhar com o Sebrae no desenvolvimento das empresas no interior do estado. “Além de ser um curso de gestão administrativa, ele mostra aos produtores de alimentos novas oportunidades de negócios, visando diversificar sua produção e aumentar a renda”, afirma o consultor.

Para o gerente do Núcleo Regional Norte do Sebrae, Francisco de Assis, este caso evidencia ainda mais a missão do Sebrae em fomentar o empreendedorismo. “Com a ajuda do curso Negócio Certo Rural, o produtor aprendeu a administrar a produção de hortaliças e hoje comercializa seus produtos em toda Xambioá”, destaca Francisco.

O Negócio Certo Rural é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Senar no Amazonas e o Sebrae. O programa tem a função de contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural por meio da capacitação, tendo como foco principal o empreendedorismo, visando o fortalecimento do agronegócio brasileiro.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.