CI

Técnicos avaliam positivamente projetos de mandioca e fruticultura desenvolvidos em Pedro Afonso

Encontro ocorreu no campo experimental localizado na Fazenda São João


Encontro ocorreu no campo experimental localizado na Fazenda São João

Depois de visitarem as áreas experimentais dos projetos Reniva (Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária) e Produção Integrada de Frutas (PIF), os técnicos dos órgãos parceiros destacaram os avanços dos programas implantados em Pedro Afonso.

Nesta terça-feira, 23, representantes da Coapa (Cooperativas Agroindustrial do Tocantins), Embrapa e da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) estiveram no campo experimental localizado na Fazenda São João, e vistoriaram plantações de mandioca, banana, mamão, abacaxi e maracujá.

Para o pesquisador da Embrapa na área de mandioca e abacaxi Aristóteles Pires de Matos, o desempenho dos projetos está dentro do planejado, apesar dos problemas causados principalmente pela falta de chuva durante o cultivo das variedades. Segundo ele, os resultados alcançados com as pesquisas estão sendo positivos.

O especialista afirmou que até o final deste ano, deve começar a distribuição das primeiras mudas de mandiocas para agricultores cadastrados, e que seguem os experimentos com novas variedades de mandioca e banana livres de pragas e doenças.

Já o diretor de Políticas para a Agricultura e Agronegócio da Seagro, José Américo, destacou que os projetos de Pedro Afonso são pioneiros e devem se tornar referência para outras regiões do Tocantins. "As pesquisas dos projetos Reniva e Produção Integrada de Frutas além de beneficiarem os produtores, servirão como parâmetro para orientação técnica. Os resultados das pesquisas podem servir como vitrine tecnológica para instituições com universidades e contribuir na formação de profissionais da área agrícola", avaliou o diretor.

Ao final da visita técnica, o superintende da Coapa, José Rander Lopes, afirmou que a intenção é formar um comitê gestor para estabelecer diretrizes e atribuir novas atribuições às instituições parceiras do Reniva e do PIF. "A intenção é profissionalizar cada vez mais nossas ações. Neste comitê queremos contar com a participação de órgãos de planejamento e formação de mão de obra como o Sescoop, Senac e o Sebrae. Além disso, vamos buscar apoio de instituições financeiras como o Sicredi,  para ajudar na disponibilização de linhas créditos aos produtores interessados", explicou Rander.

Participantes

Também participaram da visita técnica o pesquisador da Embrapa Raul Castro Carrielo Rosa, o gerente de Agricultura da Seagro, Genebaldo Barbosa de Queiroz, e o técnico agrícola Fernando Teixeira, responsável pelo acompanhamento dos experimentos.

Nessa quinta-feira, 24, Raul Castro e Fernando Teixeira irão visitar propriedades de agricultores interessados na produção de maracujá.

O projeto

A iniciativa é desenvolvida pela Coapa e Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, por meio de um convênio de cooperação técnica. Ainda tem a parceria da Embrapa Pesca e Aquicultura, Embrapa Mandioca Fruticultura, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e Prefeitura de Pedro Afonso.

A meta é desenvolver a produção de mandioca e a fruticultura, com ações de fomento, disseminação de tecnologias, capacitação de produtores, monitoramento e comercialização da produção.

A área experimental tem dois hectares e foi cedida pelo agricultor Evanis Roberto Lopes. Atualmente são cultivadas variedades de mandioca, banana, maracujá, mamão, manga, abacaxi, café, goiaba e uma coleção de citros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.