CI

Técnicos da EBDA aplicam formulários de UPF em Bom Jesus da Lapa

Trabalho tem como objetivo conhecer a realidade das famílias envolvidas visando à melhoria dos processos produtivos e, consequentemente, da qualidade de vida dessas famílias


O Programa Pacto Federativo – desenvolvido através do convênio entre a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) -, começa, este mês, mais uma de suas atividades na região de Bom Jesus da Lapa, com a aplicação do Formulário de Diagnóstico em Unidades de Produção Familiares (UPFs).


Segundo um dos coordenadores do programa, Marina Castro, pesquisadora da EBDA, o trabalho tem como objetivo conhecer a realidade das famílias envolvidas visando à melhoria dos processos produtivos e, consequentemente, da qualidade de vida dessas famílias. Castro também explicou que a aplicação dos formulários se dará por amostragem e é parte da meta de aproximação da pesquisa social com a extensão rural por meio da metodologia Pesquisa Ação.

Após esta atividade, e a partir da interpretação dos dados do formulário, a equipe do projeto, na localidade, coordenada pelo técnico Luis Geraldo Guimarães, adequará as políticas públicas às condições do Território de Cidadania Velho Chico, com ações voltadas para a melhoria dos processos produtivos, a exemplo de capacitações sobre as demandas identificadas.


A equipe deve começar a aplicar os formulários nesta terça-feira (17), na comunidade Lagoa do Peixe, seguindo, nos dias subsequentes, para as comunidades de Lagoa da Pedra e Sítio do Janoca, finalizando a ação na comunidade Poço do Urubu.

Os técnicos irão começar, simultaneamente, a aplicação dos formulários, capacitação de agricultores e ações complementares ao diagnóstico, a exemplo da comunidade Lagoa da Pedra, onde será ministrado o curso Beneficiamento do Umbu. Em Sítio do Janoca, serão realizados diagnósticos de propriedades, com laudos agrícolas, para a viabilização de projetos para crédito rural, através do Banco do Nordeste.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.