Técnicos da EBDA aplicam formulários de UPF em Bom Jesus da Lapa
CI
Agronegócio

Técnicos da EBDA aplicam formulários de UPF em Bom Jesus da Lapa

Trabalho tem como objetivo conhecer a realidade das famílias envolvidas visando à melhoria dos processos produtivos e, consequentemente, da qualidade de vida dessas famílias
Por:
O Programa Pacto Federativo – desenvolvido através do convênio entre a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) -, começa, este mês, mais uma de suas atividades na região de Bom Jesus da Lapa, com a aplicação do Formulário de Diagnóstico em Unidades de Produção Familiares (UPFs).


Segundo um dos coordenadores do programa, Marina Castro, pesquisadora da EBDA, o trabalho tem como objetivo conhecer a realidade das famílias envolvidas visando à melhoria dos processos produtivos e, consequentemente, da qualidade de vida dessas famílias. Castro também explicou que a aplicação dos formulários se dará por amostragem e é parte da meta de aproximação da pesquisa social com a extensão rural por meio da metodologia Pesquisa Ação.


Após esta atividade, e a partir da interpretação dos dados do formulário, a equipe do projeto, na localidade, coordenada pelo técnico Luis Geraldo Guimarães, adequará as políticas públicas às condições do Território de Cidadania Velho Chico, com ações voltadas para a melhoria dos processos produtivos, a exemplo de capacitações sobre as demandas identificadas.


A equipe deve começar a aplicar os formulários nesta terça-feira (17), na comunidade Lagoa do Peixe, seguindo, nos dias subsequentes, para as comunidades de Lagoa da Pedra e Sítio do Janoca, finalizando a ação na comunidade Poço do Urubu.

Os técnicos irão começar, simultaneamente, a aplicação dos formulários, capacitação de agricultores e ações complementares ao diagnóstico, a exemplo da comunidade Lagoa da Pedra, onde será ministrado o curso Beneficiamento do Umbu. Em Sítio do Janoca, serão realizados diagnósticos de propriedades, com laudos agrícolas, para a viabilização de projetos para crédito rural, através do Banco do Nordeste.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.