CI

Técnicos da Emater-MG participam de capacitação em bovinocultura

O objetivo foi a capacitação das equipes para o repasse das experiências na adoção das boas práticas de manejo no bem­-estar de bovinos leiteiros.


Coordenadores e extensionistas da Emater­MG participaram, na última semana, em Passos, do curso de “Manejo Racional de Bovinos Leiteiros", coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). O objetivo foi a capacitação das equipes para o repasse das experiências na adoção das boas práticas de manejo no bem­-estar de bovinos leiteiros.
 
Voltado aos coordenadores e técnicos de Bovinocultura e extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), o curso foi dividido em teoria e prática, ministrado pelos pesquisadores Lívia Carolina Magalhães e Mateus Paranhos, do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal, de São Paulo.
 
Para o gerente Regional da Emater-­MG em Passos, Frederico Ozanam de Souza, o curso foi uma oportunidade para aprimorar o conhecimento teórico e prático do grupo técnico da Emater, em temas importantes para a área. “Essa capacitação abre espaço para unirmos ciência e prática e capacitar ainda mais a nossa equipe. Dessa forma melhoramos também o atendimento aos produtores rurais. A teoria é a base, sem dúvida, mas é imprescindível saber corretamente como executá-la”, explica.
 
Durante os três dias de evento, alguns dos conteúdos ministrados foram: bem-­estar e produtividade em bovinos leiteiros; bases fundamentais do comportamento dos bovinos; infraestrutura e manejo racional; processos de aprendizagem e treinamentos de bovinos; preparação de novilha para a primeira ordenha; conforto das vacas em lactação; e boas práticas de manejo de bezerros leiteiros.
 
Saulo Tognoleo Araujo, coordenador do Programa Minas Pecuária, do Governo do Estado, disse que um dos pontos fortes do curso foi a interação dos participantes. “Eu destaco a participação do pessoal que fez o curso, eles foram fundamentais para que esses três dias tivessem uma grande intensidade e fossem bastante proveito para todos”, destacou.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.