CI

Técnicos da Emater/RS-Ascar são capacitados em perdas da colheita

Dezessete técnicos da Emater de todo o Estado participaram da Capacitação em Perdas da Colheita


Dezessete técnicos da Emater de todo o Estado participaram da Capacitação em Perdas da Colheita, realizada em Santa Rosa. A partir de uma demanda dos próprios técnicos, aprovada pela diretoria da entidade, o curso foi realizado em parceria com a AGCO, empresa que disponibilizou instrutor, equipamentos e infraestrutura.

A atividade prática ocorreu no município de Independência, na propriedade do produtor Nelson Marasca, onde os técnicos foram capacitados para fazer um levantamento das perdas em suas regiões e um diagnóstico detalhado da situação atual.

O assistente técnico estadual em Soja da Emater/RS-Ascar, Alencar Rugeri, afirmou que as grandes perdas nas lavouras ocorrem, efetivamente, devido ao sistema de colheitas. “As condições climáticas que algumas vezes interferem na produtividade, não são permanentes, não ocorrem sempre. Por isso, há a necessidade do conhecimento da manutenção e regulagem das colhedoras”, anunciou.

José Enoir Daniel, assistente técnico estadual em Irrigação, acrescentou que as colhedoras são máquinas complexas, mas de fácil entendimento e manutenção. “Por isso, a capacitação em regulagem de máquinas é essencial. Porque as perdas significam menos dinheiro no bolso do produtor. E o nosso foco é o produtor”, avaliou.

Rugeri destacou que o objetivo principal, com essa gama de informações coletadas no levantamento, é de elaborar uma metodologia e um programa de minimização de perdas da colheita.

Participantes

Alencar Paulo Rugeri (Central); José Enoir Daniel (Central); Paulo Edgar da Silva (Esreg Erechim); Luiz Antônio R. Barcellos (Esreg Santa Maria); Wlisom José Valduga (EM Campinas do Sul); Rogério Mazzardo (EM São Miguel das Missões); Dirceu Segabinazzi Nöller (EM São Sepé); Gustavo José Bonotto (EM Esmeralda); Diego Bardem dos Santos (EM Mato Leitão); Carlos Laércio Dalla Corte (EM Catuípe); Volnei Marin Righi (Esreg Ijuí); Daniel Feijó das Neves (EM Arroio Grande); Vitor Hugo Ribeiro da Luz (EM São Gabriel); Claudio José De Leon (EM Palmeira das Missões); Vilson Nadin (EM Lagoa Vermelha); Josmar Freitas Veloso (EM Nicolau Vergueiro); Fabiano Maciel Varela (EM São Marcos).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.