CI

Técnicos de Inspetorias Veterinárias participam de capacitação

O Sistema de Análise de Negócios (SAN) é uma nova ferramenta utilizada para estudo de informações gerenciais da situação da população animal do Estado


Médicos Veterinários das Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZs) ligadas à Supervisão Regional de Estrela participaram, nessa terça-feira (09-11), de um treinamento para utilização do Sistema de Análise de Negócios (SAN). Durante todo o ano de 2010, os técnicos do setor de estatística do Departamento de Produção Animal (DPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio ministraram as capacitações nas supervisões regionais.

O Sistema de Análise de Negócios (SAN) é uma nova ferramenta utilizada para estudo de informações gerenciais da situação da população animal do Estado. É um sistema paralelo que auxilia a consulta aos dados registrados no Sistema de Defesa Agropecuária (SDA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio.

Com a implantação do SAN, a consulta aos dados gerenciais ficou descentralizada, agilizando o trabalho nas IVZs. "É possível fazer com mais precisão e rapidez uma avaliação quantitativa do rebanho gaúcho, do número de animais vacinados e da movimentação animal, por exemplo. Assim, um técnico pode obter um panorama do Estado, ou mais específico, do município onde presta serviço", explica o técnico do DPA Diego Vialli.

O supervisor regional de Estrela, Valmor de Barros, esclarece que "o acesso ao SAN, aliado a outras ferramentas de georreferenciamento e geoprocessamento, por exemplo, permite que o técnico tenha a possibilidade de tomar decisões rápidas e preventivas frente a qualquer suspeita ou confirmação de problema sanitário".

Das 19 Regionais, falta apenas a de Rio Pardo, onde os treinamentos deverão acontecer até o final deste mês.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.