CI

Técnicos e extensionistas de nove municípios participam de Encontro da Pecuária Familiar Missioneira

O evento, organizado com o apoio da equipe municipal da Emater/RS-Ascar, foi realizado na localidade de São João das Missões


Com a proposta de proporcionar a troca de experiências entre os participantes e avaliar o trabalho desenvolvido ao longo do ano, acerca das questões que envolvem a pecuária familiar, extensionistas da Emater/RS-Ascar, técnicos de entidades parceiras e pecuaristas de nove municípios participaram do Encontro do Grupo Missioneiro da Pecuária Familiar, na última sexta-feira (02/12), em São Miguel das Missões. O evento, organizado com o apoio da equipe municipal da Emater/RS-Ascar, foi realizado na propriedade de Evaldi Fernandes e Marina de Lara Lemes, na localidade de São João das Missões. 

O evento consistiu na visitação à propriedade, onde foram observados aspectos como a produção diversificada de alimentos para autoconsumo; saneamento ambiental; manejo e conservação do solo; manejo de bovinos e ovinos em pastagens nativas e cultivadas, bem como os aspectos que envolvem a sucessão familiar na propriedade. Tais questões suscitaram debates entre os participantes, buscando soluções para os gargalos existentes. 

As atividades desenvolvidas na propriedade, a partir da adoção de tecnologias de baixo impacto ambiental, tanto na produção da pecuária de corte, como na produção de alimentos para o autoconsumo e venda do excedente (mel, peixe, carne bovina, suína, ovina e hortigranjeiros), são pontos que qualificam a geração de renda e contribuem para a soberania alimentar da família. "Aliado a isso destacamos o fato de que tais atividades são desenvolvidas pelo casal de proprietários e seus filhos, vislumbrando boas perspectivas de futuro para a propriedade quanto ao aspecto da sucessão familiar", comenta o extensionista da Emater/RS-Ascar, Edson Santos Leal. 

O encontro está inserido na proposta de desenvolvimento do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) junto a pecuaristas familiares, levando em conta as diretrizes estratégicas da Emater/RS-Ascar de defesa e garantia de direitos, inclusão social e produtiva, ações socioambientais e melhoria nas condições de trabalho. Para atender às peculiaridades e às demandas nos diferentes pontos dos 45 municípios da região de Santa Rosa, e promover o intercâmbio de conhecimentos, técnicos e pecuaristas familiares dividiram-se em três grupos: costeiros, que vivem próximo ao Rio Uruguai; missioneiros, correspondente à região das Missões; e coloniais, que vivem na região de agricultura mais intensiva, à direita do Rio Ijuí e não limítrofe com o Rio Uruguai. Desta forma são realizados eventos e ações voltadas à peculiaridade característica e às necessidades de cada grupo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.