CI

Técnicos entram em campo

Começa esta semana a programação de eventos organizados pela Fundação MT para sojicultores


Em 2011, a primeira rodada de dias de campo promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) e parceiros começa esta semana, dia 20, na fazenda Tucunaré, no município de Sapezal, a 478 km de Cuiabá. Nesta etapa também haverá evento em Campo Novo do Parecis, Brasnorte, Nova Mutum e Sorriso.

O pesquisador da Fundação MT e coordenador dos dias de campo, Fabiano Siqueri, aposta em um 2011 com excelentes resultados. A partir do tema Semear o presente com olhar no futuro, a equipe que faz os dias de campo pretende semear informações técnicas, fazer discussões e difundir tecnologia nos 10 municípios por onde a turnê passará. "Queremos mais uma vez levar informações preciosas à classe produtora de Mato Grosso e também ouvir as principais dúvidas e problemas deles".

Fabiano explica que cada região terá temas específicos para facilitar o atendimento da demanda. "Só assim é possível ajudar o produtor a construir uma agricultura mais forte e sustentável. Tanto é que a programação contempla temas que ajudarão a semear hoje com olhar no futuro".

Para esta primeira etapa estão programados assuntos como a tendências e perspectivas para o agronegócio mato-grossense, a identificação e o manejo de nematóides em soja, responsabilidade ambiental e cultivares da empresa Tropical Melhoramento Genético (TMG). Também será apresentando um estudo de caso da soja louca, assunto que tem preocupado os agricultores de todo o Estado. A dinâmica de máquinas é a última atividade do dia.

Fabiano classifica o resultado dos trabalhos realizados em 2010 como excelente. Segundo ele, o público, a maioria produtores rurais, agrônomos e técnicos agrícolas, compareceram em massa em todos os eventos realizados nas principais regiões produtoras de Mato Grosso. No ano passado aconteceram 9 dias de campos. "A programação foi diferenciada, optamos por tratar de assuntos específicos das regiões e desta forma conseguimos agradar a todos".

No ano passado o tema do circuito de dias de campo foi Venha ver como ser um campeão, em alusão à Copa de 2014. A programação contemplou assuntos sobre manejo de adubação, nematoides (pratylenchus e diferentes raças de cisto), soluções genéticas e cenário de mercado agrícola. A equipe técnica responsável pelos dias de campo é formada por pesquisadores da Fundação MT e de outras importantes instituições de pesquisa.

Os pesquisadores da Fundação MT também auxiliam os produtores mato-grossenses a planejar a safra. Em agosto e setembro do ano passado uma equipe percorreu os principais municípios produtores disseminando informações e orientando os agricultores sobre como colher bons resultados. Para a equipe técnica da Fundação MT, o planejamento de cada safra é fundamental para o alcance de metas.

Em fevereiro, acontece a segunda fase do circuito e serão realizados dias de campo em Primavera do Leste, Rondonópolis, Querencia, Campo Verde e Canarana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.