CI

Técnicos mapeiam ocorrência de ácaro vermelho em Roraima

A medida deverá liberar áreas do estado para o comércio de produtos vegetais que servem de hospedeiros para a praga


Fiscais da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa), da Superintendência Federal de Agricultura em Roraima (SFA/RR) e técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR) vão a campo, nesta quinta-feira (6), para mapear a ocorrência do ácaro vermelho no estado. A medida deverá liberar áreas do estado para o comércio de produtos vegetais que servem de hospedeiros para a praga, como banana e coco.

Assim que for comprovada a ausência da Raoiella indica Hirst em regiões produtoras do estado e no sul da capital Boa Vista, profissionais das unidades de produção serão capacitados para emitir certificado fitossanitário de origem.

Técnicos dos serviços estaduais de defesa agropecuária e das Superintendências Federais de Agricultura em Roraima, Pará e Amazonas foram treinados, nessa quarta-feira (5) pelo acarologista Mário Eidi Sato, do Instituto Biológico de Campinas para identificar a praga nas culturas hospedeiras. São elas coqueiros, palmeiras nativas e ornamentais, bananeiras, helicônias (flor de Narciso) e demais espécies ornamentais.

Esse treinamento faz parte das medidas adotadas pelo Mapa, após identificação feita pela Embrapa da primeira incidência no País da praga Raoiella indica Hirst, em coqueiros na área urbana de Boa Vista.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.