CI

Tecnofam 2018 leva tecnologias e informações aos pequenos produtores

Reinaldo Azambuja, destacou a importância do cooperativismo e do associativismo para que o agricultor familiar tenha acesso ao mercado


“Cateto fora do bando, é comida de onça”, foi com esse ditado popular que o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, destacou a importância do cooperativismo e do associativismo para que o agricultor familiar tenha acesso ao mercado e venha a ter renda suficiente para manter sua família e sua propriedade com dignidade. Esse exemplo foi citado por Azambuja durante a solenidade de lançamento da Tecnofam 2018 – “Tecnologias e Conhecimento para Agricultura Familiar”, realizado no auditório da Semagro, em Campo Grande, na tarde de terça-feira, 13 de março.

Outro ponto destacado pelo Governador foi à necessidade da difusão dos conhecimentos tecnológicos, obtidos por meio da pesquisa científica. “A parceria da Embrapa com outras instituições é um ponto fundamental para viabilizar a transferência de tecnologias e o Governo do Estado é parceiro desse evento. O avanço tecnológico nas pequenas propriedades passa necessariamente pela sustentabilidade da agricultura familiar, que vem com a adoção de tecnologias e também pelo fortalecimento do associativismo e cooperativismo, capazes de ampliar a escala de produção que pode garantir a presença dos produtos no mercado”, explicou Azambuja.

O Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus, convidou todos os agricultores familiares e pessoas interessadas no assunto para participarem da Tecnofam 2018, que acontece de 17, 18 e 19 de abril, em Dourados, na Embrapa Agropecuária Oeste. “O evento será realizado numa área de cinco hectares, e tem como objetivo oportunizar o contato com soluções tecnológicas voltadas para sustentabilidade da produção agropecuária, apresentar arranjos de sistemas de produção e debater questões relacionadas ao cooperativismo, por meio da apresentação de cases de sucesso em outras regiões”, explicou ele.

“A Tecnofam é bienal e foi criada com a missão de levar ciência e tecnologia para os agricultores familiares. Esse ano está avançando para a 3ª edição que vai reunir tecnologias de 14 Unidades da Embrapa. Temos uma expectativa muito grande em relação a participação das caravanas de agricultores vindas de diversas regiões do Estado. Em 2018, os participantes poderão participar de seis oficinas, conhecer mais 20 soluções tecnológicas que estarão sendo demonstradas a campo e participar de mesas redondas que vão debater aspectos do cooperativismo”, disse Asmus. Ele enfatizou ainda a importância das parcerias para viabilizar o acesso dos agricultores familiares às novas tecnologias, que no MS representam 72 mil famílias no Estado. 

Participaram do lançamento da Tecnofam os secretários estaduais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck e de Infraestrutura, Marcelo Miglioli; o Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados), Auro Akio Otsubo; a representante do Chefe Geral da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande), Thais Basso Amaral; a representante do Chefe Geral da Embrapa Pantanal (Corumbá), Raquel Juliano; o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), André Nogueira; os deputados estaduais Enelvo Felini, João Grandão, Renato Câmara e Herculano Borges; o Secretário de Agricultura Familiar da Prefeitura Municipal de Dourados, Marcos Roberto Soares e lideranças ligadas ao setor.

Saiba mais - A Tecnofam é uma realização da Embrapa em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Fudems. O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Dourados, da Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS), Sebrae, Senar, Sistema Famasul, além de Ministério da Agricutura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), representado por 14 Unidades da Embrapa. 

Serviço:
Tecnofam – Data: 17 a 19 de abril de 2018 – Das 7h30 às 16h30
Local: Embrapa Agropecuária Oeste – Dourados / MS

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.