Tecnologia obtém propriedade antifúngica de planta
CI
Imagem: Pixabay
ESTUDO

Tecnologia obtém propriedade antifúngica de planta

“Existem vários métodos de fabricação de nanopartículas revestidas com determinadas características"
Por: -Leonardo Gottems

Uma equipe de pesquisadores do Immanuel Kant BFU, da Rússia, obteve nanopartículas magnéticas usando o Açoro, Acorus calamus, já que, tanto as raízes quanto as folhas dessa planta têm propriedades antioxidantes, antimicrobianas e inseticidas. Para tal fim, o extrato dessa planta foi utilizado como reagente atóxico para a fabricação de partículas revestidas. 

Os autores do trabalho também mostraram a eficiência das novas nanopartículas contra diversos tipos de fungos patogênicos que danificam as plantas cultivadas. Uma tecnologia desenvolvida pela equipe prevê a fabricação de nanopartículas a partir de uma matéria-prima vegetal barata e reduz o efeito nocivo dos reagentes no meio ambiente. Os resultados do estudo foram publicados na revista Nano-Structures & Nano-Objects. 

Por causa de suas propriedades únicas, as nanopartículas são usadas em muitas áreas, desde a medicina até a produção de petróleo. Suas características dependem em grande parte de seu tamanho e forma, e a relação entre sua área de superfície e volume desempenha um papel fundamental. Quanto maior for, mais forte é o efeito local da nanopartícula. 

“Existem vários métodos de fabricação de nanopartículas revestidas com determinadas características, mas todos incluem reagentes tóxicos. Desenvolvemos uma tecnologia ecologicamente correta para a produção de ferrita de bário com o uso de extrato dessa planta. A superfície dessas partículas tem propriedades biológicas adicionais e as próprias partículas possuem todas as características magnéticas e geométricas necessárias”, disse a Prof. Larissa Panina, Ph.D. em Física e Matemática pela BFU. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink