CI

Tecnologia para análise genética do solo chega ao Brasil

Trata-se de uma ferramenta inovadora para a análise de dados de sequenciamento de DNA de microbioma


Foto: Divulgação

A comunidade microbiana do solo é de fundamental importância para o desenvolvimento vegetal. Na produção agrícola, além de contribuir na estruturação do solo, os micro-organismos interagem diretamente com o sistema radicular da planta, auxiliando no fornecimento de nutrientes, proteção contra doenças, incremento na resiliência e modulação do crescimento vegetal.

Dessa forma, quanto mais se conhece esses micro-organismos, mais eficiente é a gestão do uso de insumos e o resultado na produtividade das lavouras. Uma nova tecnologia promete fazer uma varredura nesses organismos para auxiliar na tomada de decisão dos agricultores brasileiros, a startup Biome4All está comercializando no Brasil a Agri-Analysis, plataforma que analisa o DNA de bactérias e fungos presentes no solo e a partir desta informação é possível estabelecer parâmetros de qualidade do solo e inferir produtividade agrícola e riscos à biossegurança.

Trata-se de uma ferramenta inovadora para a análise de dados de sequenciamento de DNA de microbiomas e, por meio da correlação dessa informação com parâmetros de produtividade e qualidade ambiental, feitas pelas empresas parceiras Andrios e DSMA, podem auxiliar o produtor ou empresas na tomada de decisão no campo.

Segundo a Dra. Cristiane Andreote, diretora da Andrios estas informações compõem um conjunto de dados que dão suporte à análise técnica de amostras de solos, tanto para projetos de desenvolvimento, como para auxiliar as empresas e produtores nas validações dos manejos e de aplicação de produtos, confirmando as melhorias causadas na microbiologia dos solos.

Outra aplicação desta nova tecnologia é a avaliação do risco de plantas geneticamente modificadas sobre organismos não alvo. “Essa análise, que utiliza conhecimentos de microbiologia e biologia molecular, tem sido utilizada por empresas que buscam realizar o registro comercial de organismos geneticamente modificados (OGM) que podem interagir com o microbioma do solo, pois este diagnóstico é essencial para avaliar a biossegurança da sua liberação no ambiente”, orienta Marília Bixilia Sanchez, diretora científica da DSMA.

Segundo Marcus Adonai Castro da Silva, co-fundador da Biome4all, a nova ferramenta consiste em identificar genes presentes nestes micro-organismos e a partir desta informação localizar as funções importantes associadas à produtividade. “Com esses dados, são avaliados mais de 9.000 genes funcionais de relevância, gerando um perfil genético da comunidade do solo. Essa informação é comparada com um banco de dados de micro-organismos do solo associados à cultura-alvo, evidenciando de forma ranqueada se a comunidade da sua amostra tem pouco ou muito para aquele determinado conjunto de genes de relevância”, explica. Além disso, segundo a Dra. Cristiane, esta função do solo, representada pelo seu conjunto de gene, é responsável pela ciclagem de nutrientes e consequentemente pela produtividade da lavoura.

Por meio desta ferramenta, é possível também comparar a comunidade presente em áreas sob diferentes condições de cultivo ou do emprego de variados insumos. “Além disso, temos a possibilidade de acompanhar a evolução da comunidade ao longo dos anos e, comparar amostras de diferentes regiões. Como exemplo, ao avaliar amostra de solo associada à produção de uva, foi possível compará-la com dados dos Napa Valley (EUA), Barossa Valley (Austrália) e Rioja (Espanha), evidenciando grupos taxonômicos bacterianos em comum”, diz Silva.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.