CI

Tecnologia permite rastreamento

Tecnologia para qualificar o controle de processamento, distribuição e envase de alimentos chega ao mercado brasileiro ainda neste semestre


Tecnologia para qualificar o controle de processamento, distribuição e envase de alimentos chega ao mercado brasileiro ainda neste semestre. O Sistema de Rastreabilidade Ativa da Tetra Pak oferecerá à indústria embalagens que permitirão ao consumidor acessar na internet o histórico de cada produto. O código estará impresso nas caixinhas.

No caso do leite, será possível rastrear o caminho desde o tanque de resfriamento até a gôndola do supermercado. Em cinco anos, o sistema deve ser ampliado até propriedades de gado leiteiro, revelou ontem, em Porto Alegre, o presidente da Tetra Pak Brasil, Paulo Nigro.

Para a indústria, a vantagem será maior agilidade em eventuais problemas de qualidade. Seria possível detectar com rapidez lote com problema e retirá-lo do mercado.

A tecnologia tem preço. A implantação em laticínio que processe 200 mil litros por dia custará 200 mil dólares. Apesar disso, Nigro garantiu que o impacto sobre o preço da caixinha será irrisório. Ele acredita na adesão, em um primeiro momento, de "gigantes" do setor, e, posteriormente, das demais.

O secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini, especulou que o georreferenciamento em desenvolvimento no Estado, o Geoleite, poderia complementar a rastreabilidade da Tetra Pak. O mapeamento das informações deve ser concluído até o final de 2010, estimou o dirigente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.