CI

Tecnologia seleciona novas gerações de touros

Agropecuária Jacarezinho adota programa Diferença Esperada na Progênie (DEP) na seleção de raças zebuínas


Agropecuária Jacarezinho adota programa Diferença Esperada na Progênie (DEP) na seleção de raças zebuínas

Nova tecnologia no setor da pecuária, a Diferença Esperada na Progênie (DEP) é um método que já está sendo utilizado por algumas empresas do país. A Agropecuária Jacarezinho, empresa fundada em 1993 em Valparaíso, interior de São Paulo, transformou-se em palco de maciços investimentos na pecuária de corte das raças Nelore e Braford, com incorporação do rebanho ao programa de melhoramento genético da Conexão Delta G das raças Nelore e Braford. Dessa forma, a Jacarezinho também está focada na breve utilização da tecnologia para aumentar a acurácia das DEP’s para as próximas gerações de touros, trabalhando em parceira com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), para os desenvolvimento dos estudos com o uso da genômica aplicada à seleção em raças zebuínas.

Nos próximos leilões da agropecuária, além de animais chancelados pelo Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), os produtores terão a oportunidade de arrematar animais que tiveram seus materiais biológicos recolhidos para serem avaliados e consecutivamente genotipados. Com essa tecnologia, poderá ser trabalhada a produção de um bezerro com melhores características produtivas e reprodutivas. Sidnei Julião, supervisor comercial da Agropecuária Jacarezinho, afirma que a empresa é uma grande fomentadora do uso da DEP Genômica, ferramenta que afere e aumenta a precisão do valor genético dos animais avaliados, conferindo aos seus clientes maior segurança na compra de reprodutores. Segundo ele, o Brasil tem uma importante parcela no cenário mundial da produção de proteína animal e com essa ferramenta é possível intensificar ainda mais a produtividade.

O supervisor diz ainda que a seleção de animais para produção desenvolveu-se de maneira nunca vista nos últimos anos, graças ao desenvolvimento de métodos baseados na genética quantitativa. Isso porque a partir dos anos 2000 surgiram ferramentas de análise de DNA baseadas nos marcadores do tipo SNP (do inglês Single Nucleotide Polimorphism), consolidadas para uso na seleção e melhoramento animal. Desde então, um rol de possibilidades para pesquisa e aplicação surgiu com a análise de centenas de milhares de marcadores, compreendendo a determinação de paternidade, a rastreabilidade, a seleção assistida por marcadores e, mais recentemente, a seleção genômica.

Assim, na busca pelo resultado em expressão a melhor qualidade genética da raça Nelore, a Jacarezinho através do processo de seleção massal, curta estação de monta definida a 20 anos, desafio de precocidade sexual de novilhas aos 16 meses em regime de pasto, inseminação artificial em larga escala através de touros avaliados e provados, utilização de sêmen de touros jovens do programa de teste de progênie da Conexão Delta G Norte e acasalamentos dirigidos através de seu programa (PAD), desfruta de uma produção ímpar de reprodutores melhoradores de altíssimo padrão genético, resultado de uma forte pressão de seleção sobre o grande volume de animais avaliados e certificados de seu plantel.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.