Tecnologia seleciona novas gerações de touros
CI
Agronegócio

Tecnologia seleciona novas gerações de touros

Agropecuária Jacarezinho adota programa Diferença Esperada na Progênie (DEP) na seleção de raças zebuínas
Por:
Agropecuária Jacarezinho adota programa Diferença Esperada na Progênie (DEP) na seleção de raças zebuínas

Nova tecnologia no setor da pecuária, a Diferença Esperada na Progênie (DEP) é um método que já está sendo utilizado por algumas empresas do país. A Agropecuária Jacarezinho, empresa fundada em 1993 em Valparaíso, interior de São Paulo, transformou-se em palco de maciços investimentos na pecuária de corte das raças Nelore e Braford, com incorporação do rebanho ao programa de melhoramento genético da Conexão Delta G das raças Nelore e Braford. Dessa forma, a Jacarezinho também está focada na breve utilização da tecnologia para aumentar a acurácia das DEP’s para as próximas gerações de touros, trabalhando em parceira com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), para os desenvolvimento dos estudos com o uso da genômica aplicada à seleção em raças zebuínas.

Nos próximos leilões da agropecuária, além de animais chancelados pelo Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), os produtores terão a oportunidade de arrematar animais que tiveram seus materiais biológicos recolhidos para serem avaliados e consecutivamente genotipados. Com essa tecnologia, poderá ser trabalhada a produção de um bezerro com melhores características produtivas e reprodutivas. Sidnei Julião, supervisor comercial da Agropecuária Jacarezinho, afirma que a empresa é uma grande fomentadora do uso da DEP Genômica, ferramenta que afere e aumenta a precisão do valor genético dos animais avaliados, conferindo aos seus clientes maior segurança na compra de reprodutores. Segundo ele, o Brasil tem uma importante parcela no cenário mundial da produção de proteína animal e com essa ferramenta é possível intensificar ainda mais a produtividade.

O supervisor diz ainda que a seleção de animais para produção desenvolveu-se de maneira nunca vista nos últimos anos, graças ao desenvolvimento de métodos baseados na genética quantitativa. Isso porque a partir dos anos 2000 surgiram ferramentas de análise de DNA baseadas nos marcadores do tipo SNP (do inglês Single Nucleotide Polimorphism), consolidadas para uso na seleção e melhoramento animal. Desde então, um rol de possibilidades para pesquisa e aplicação surgiu com a análise de centenas de milhares de marcadores, compreendendo a determinação de paternidade, a rastreabilidade, a seleção assistida por marcadores e, mais recentemente, a seleção genômica.

Assim, na busca pelo resultado em expressão a melhor qualidade genética da raça Nelore, a Jacarezinho através do processo de seleção massal, curta estação de monta definida a 20 anos, desafio de precocidade sexual de novilhas aos 16 meses em regime de pasto, inseminação artificial em larga escala através de touros avaliados e provados, utilização de sêmen de touros jovens do programa de teste de progênie da Conexão Delta G Norte e acasalamentos dirigidos através de seu programa (PAD), desfruta de uma produção ímpar de reprodutores melhoradores de altíssimo padrão genético, resultado de uma forte pressão de seleção sobre o grande volume de animais avaliados e certificados de seu plantel.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.