CI

Tecnologias de produção de banana no Amapá é tema de Dia de Campo

Os técnicos vão abordar desde o manejo nas fases do plantio à olheita até os procedimentos corretos de pós-colheita da banana


As variedades de bananeiras testadas pela Embrapa Amapá e as tecnologias de produção adequadas para o estado serão apresentadas a técnicos, cadêmicos, produtores e demais interessados durante um Dia de Campo na manhã da próxima quarta-feira (5-8), no Campo Experimental de Fazendinha Macapá-AP). O objetivo principal desta atividade aberta ao público é emonstrar os resultados preliminares de análises de materiais resistentes  pragas (principalmente Sigatoka negra, a que mais atinge os bananais do mapá). Os técnicos vão abordar desde o manejo nas fases do plantio à olheita até os procedimentos corretos de pós-colheita da banana.

Os materiais de banana avaliados pela Embapa recebem os nomes de Pacovan Ken, Maravilha, Preciosa, Japira e Tropical. Foram fornecidos pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, localizada em Cruz das Almas (BA). Somente a Tropical é do tipo maça, as demais são do tipo prata. Os testes de valiação no Amapá começaram em janeiro deste ano e prosseguem até o final e 2009, em áreas de cultivo para fins de pesquisa, no Campo Experimental e Fazendinha e na Escola Família Agrícola do Pacuí, distrito de São oaquim do Pacuí (Macapá).

O Dia de Campo “Variedades de bananeiras e tecnologias de produção para o stado do Amapá” será composto de três estações. Na primeira etapa, o grônomo Jackson de Araújo dos Santos vai falar sobre os aspectos itotécnicos no cultivo da bananeira no Amapá, detalhando procedimentos do anejo, cultivares indicadas para o estado, espaçamento, adubação, tratos ulturais e colheita. Em seguida, o pesquisador Adilson Lopes Lima abordará a parte de sanidade vegetal e pragas e na terceira estação a pesquisadora Valéria Saldanha Bezerra vai demonstrar os procedimentos adequados para a pós-colheita da banana, a fim de garantir maior durabilidade e qualidade do fruto na prateleira.

PRODUÇÃO - Dados do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre as estimativas da produção de banana no Amapá do ano de 2008 para o mês de janeiro de 2009, demonstram um aumento da produção. A área colhida em 2008 foi de 1.287 hectares e em 2009, até maio, foram mais e 1.300 hectares. A produção em 2008 foi de 4.365 e até maio de 2009 tingiu 5.292, enquanto o rendimento médio em 2008 foi 3.392 e no primeiro inco meses de 2009 foi 4.071. “O clima do Amapá é favorável ao cultivo a banana, o solo pode ser corrigido no aspecto químico. Porém, percebemos ue o estado está importando banana de outros estados, quando pode aumentar sua própria produção a partir da aplicação de tecnologias adequadas e utilização de variedades resistentes a doenças”, observou o agrônomo Jackson de Araújo dos Santos.

SERVIÇO: Dia de Campo “Variedades de bananeiras e tecnologias de produção para o estado do Amapá”. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas na Embrapa Amapá (Rodovia JK, km 05, Estrada de Fazendinha) no horário das 8h às 11h30 e das 14h30 às 17h30, pelo telefone 4009-9509, com Izete Barbosa, ou pelo e-mail [email protected]. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Amapá.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.