CI

Tecnologias para agricultura familiar e empresarial durante o Entec$


Entre os dias 21 e 24 de maio será realizado na Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (MT), a edição de 2013 do Encontro Nacional de Tecnologias de Safras (Entec$). A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária participará do evento com palestras, capacitações, um Balcão de Negócios de Soja e com uma vitrine tecnológica com opções de tecnologias tanto para os grandes produtores mato-grossenses quanto para a agricultura familiar.


Em metade desta vitrine, que tem 4mil m², foi implantada uma unidade demonstrativa de olericultura e fruticultura, conduzida pelas parceiras Empaer e Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Neste espaço são apresentadas tecnologias que estão sendo passadas aos agentes de assistência técnica e extensão rural do estado por meio de capacitações continuadas conduzidas pela Embrapa. Além disso, os visitantes poderão ver no campo cerca de 30 espécies adaptadas para o cultivo no estado.

Na outra metade da vitrine serão apresentadas cultivares desenvolvidas pela Embrapa de culturas anuais que podem ser utilizadas na sucessão à soja, como algodão (BRS 286, 293, 335, 372), feijão comum (BRS Estilo, Notável, Ametista e Valente), feijão-caupi (BRS Itaim, Nova Era, Guariba, Tumucumaque), sorgo (BRS 322, 655, 511), milho (BRS 1060) em consórcio com braquiária ou crotalária, amendoim (BRS Havana e BR 1), gergelim (BRS Seda), girassol (Embrapa 122, BRS 324 e híbrido BRS 323) e capim elefante (BRS Canará e Kurumi).

Uma equipe da Embrapa estará de plantão nesta área demonstrativa durante todo o evento para prestar esclarecimentos e tirar dúvidas visitantes.

Programação técnica

Além da área demonstrativa, a Embrapa participará do Entec$ com palestras abertas ao público e com a realização, em parceria com a Aprosoja, de um módulo da capacitação continuada de técnicos atuantes nas cadeias produtivas dos grãos, fibras e integração lavoura-pecuária-floresta.

A capacitação será nos dias 23 e 24. No dia 23, as atividades ocorrerão durante todo o dia no auditório da Fundação Rio Verde. O foco será na apresentação da metodologia de trabalho e na exposição de alguns resultados de pesquisas, como a de manejo integrado de pragas, conduzida pelo pesquisador Rafael Pitta, em uma propriedade de Sorriso. Já no dia 24 a programação será somente durante a manhã contará com uma palestra sobre


“Manejo de plantas daninhas tolerantes e resistentes”, apresentada pelo professor da UENP Robson Ozipe e pelo pesquisador da Embrapa Soja Fernando Adegas. A palestra será na tenda principal do evento, aberta à participação de todos os visitantes do Entec$.

Balcão de Negócios de Soja

A Embrapa ainda estará presente no Entec$ com o estande na tenda central, onde será montado um Balcão de Negócios de Soja. Este será um espaço para técnicos e produtores conhecerem as cultivares da Embrapa desenvolvidas para Mato Grosso e estabelecerem novas parcerias e negócios. O balcão conta com as instituições parceiras Fundação Triângulo/Epamig, Fundação Cerrados/Fundação Bahia e CTPA/Emater-GO. O objetivo da Embrapa é aproximar-se do produtor, principal demandante das tecnologias ofertadas ao campo, além de fortalecer o elo entre sementeiros e produtores de grãos. Nesse espaço, o visitante poderá conhecer mais detalhes sobre as cultivares, obter material de apoio e os contatos comerciais para aquisição de sementes.

Entec$

O Entec$ é uma das principais feiras de tecnologia agropecuária de Mato Grosso e completa em 2013 seu 11º aniversário. Promovido pela Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde, o evento reúne informações técnicas para produtores e proporciona a realização de negócios por meio de mais de 90 expositores.

A programação deste ano destacará temas como sistema de produção, legislação e defesa agrícola. Serão realizadas palestras, mesas redondas e dias de campo.

A abertura do Entec$ será no dia 21, às 18h. Nos demais dias, os portões serão abertos às 8h. A programação completa e outras informações estão disponíveis no site www.enctecs.com.br.

Serviços

Encontro Nacional de Tecnologias de Safra – Entec$
21 a 24 de maio
Fundação Rio Verde – Lucas do Rio Verde (MT)
Informações: www.entecs.com.br

Gabriel Faria (mtb 15624/MG JP)
Embrapa Agrossilvipastoril
[email protected]

Carina Rufino (MTB 3914-PR)
Embrapa Soja
[email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.