CI

Tecnologias que transformarão o agro nos próximos 5 anos

Métodos incluem sensores, blockchain e inteligência artificial


Nos próximos cinco anos, a população da Terra ultrapassará a marca dos oito bilhões pela primeira vez e a cadeia alimentar complexa, já ameaçada pelas mudanças climáticas e um suprimento limitado de água, sofrerá ainda mais. Foi isso que afirmaram pesquisadores da IBM enquanto apresentavam algumas tecnologias que transformarão a agricultura nos próximos 5 anos. 

De acordo com Juliet Mutaji, engenheira de TI da IBM, os meios digitais da agricultura ajudarão a alimentar uma população crescente usando menos recursos. Será possível capturar dados para prever com precisão o rendimento das colheitas, o que, por sua vez, dará aos bancos e instituições financeiras os dados necessários para fornecer crédito para ajudar os agricultores a expandir. 

“A representação digital é obtida por meio de uma rede de sensores que digitaliza todas as dimensões da coleta de dados da fazenda. Combine esse banco de dados com inteligência artificial da Watson para tomar decisões mais bem informadas e, finalmente, registre todas essas informações em um blockchain para controlar cada estágio da cadeia de suprimentos”, comenta. 

Para depois da colheita, a tecnologia de blockchain impedirá que mais comida seja desperdiçada. "Estamos diante de uma situação que é perdido ou desperdiçado 34% dos alimentos produzidos devido a ineficiências na cadeia de abastecimento", disse a especialista. 

Ela explica que, dentro de cinco anos, os inspetores de segurança alimentar em todo o mundo irão adquirir uma nova superpotência, que é a capacidade de entender como milhões de micróbios coexistem na cadeia de suprimento de alimentos e detectar patógenos com base em seu comportamento. Com isso, essa será uma tecnologia muito útil, pois fará os alimentos durarem mais. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.