CI

Tecnopós vai colocar em debate a armazenagem do agronegócio no Brasil

Um dos momentos mais importantes da 5ª Tecnopós será a realização do Seminário Nacional de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo


A armazenagem de grãos está para o cenário do agronegócio brasileiro no mesmo nível de importância que o plantio e a colheita. Nos dias 17, 18 e 19 de agosto, as empresas que integram o APL pós-colheita de Panambi e Condor estarão colocando este tema em discussão com especialistas do mercado e autoridades ligadas ao setor.

Um dos momentos mais importantes da 5ª Tecnopós será a realização do Seminário Nacional de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, um evento com grandes atrativos para os empresários interessados em fazer bons negócios e de divulgação sobre evolução tecnológica de produtos.

Toda a programação destes três dias de grandes acontecimentos envolvendo o setor metalmecânico estará sendo compartilhada na sede da Afucopal, no bairro Pavão, em Panmbi. O tema da 5ª Tecnopós é “Pós-colheita com tecnologia é muito mais alimento” com realização á cargo da Acitec – Associação Centro de Inovação Tecnológica, APL Pós-Colheita Panambi/Condor e Abrapós – Associação Brasileira de Pós-Colheita.

Programação

Primeiro dia - O início da 5ª Tecnopós acontece na manhã do dia 17, a partir das 9h com as palestras “O agronegócio da Soja” com o chefe de comunicação e negócios da Embrapa Soja-PR Américo Dall’Agnol e “O que plantamos e o que temos para colher: Um raio X da situação dos setores de plantio, colheita e armazenagem de grãos no Brasil” tendo como palestrante o professor Dr. Lucilio Aparecido Alves, do departamento Esalq, da USP - Universidade de São Paulo.

A abertura oficial do evento será por volta do meio-dia, com a presença de representantes das empresas promotoras e apoiadoras da 5ª Tecnopós, empresários e autoridades convidadas. Na parte da tarde, às 13h30min, a programação será retomada com a palestra “Logística x Perdas: qual a perda anual de grãos no processo da colheita à armazenagem” apresentada por Marilson Gonçalves, da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, de Goiânia. A partir das 14h30min inicia o primeiro tour pelas indústrias de Panambi e Condor, oferecendo a oportunidade para conhecer as empresas e seus produtos.

Segundo Dia - O segundo dia do Seminário de Inovação Tecnológica, dia 18, terá a participação do engenheiro mecânico Érico Aquino Weber, especialista em Pós-Colheita, com uma abordagem técnica sobre a situação operacional da armazenagem. A primeira palestra inicia ás 9h como o tema “Equipamentos para limpeza, secagem, transporte e armazenagem de grãos. Utilizamos da melhor forma?”, seguida de uma atualização comentada sobre “Quais as novidades que o mercado está trazendo”.

Uma mesa redonda reunindo especialistas nas áreas da indústria, sistema financeiro e tecnologia do agronegócio de renome no Brasil, terá inicio ás 13h, como o tema “Estamos realmente preparados para ser o Celeiro do Mundo, diante do apagão da armazenagem que temos?”. A coordenação ficará á cargo da jornalista Ana Amélia Lemos e atuará como painelista o pesquisador da Esalq/USP Dr. Lucilio Aparecido Alves.

A mesa terá como debatedores– o Superintendente do Ministério da Agricultura Francisco Natal Signor, o assessor do BNDES Alexandre Benites, o superintendente da Conab Carlos Manuel Farias, o secretário nacional da Agricultura Gilmar Tietbhol, o secretário do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais Josué de Souza Barbosa, o deputado federal Luiz Carlos Heinze (integrante da Comissão parlamentar de agricultura, pecuária, abastecimento e desenvolvimento rural), o deputado estadual Jerônimo Göergen (integrante da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa), o coordenador da Comissão de Certificação de Unidades/Conab Pedro Sérgio Bescow e o presidente da Acitec empresário Hardi Reinke.

Terceiro dia – Para o dia 19, quinta-feira, está programada a partir das 9h uma rodada de negócios com a realização do “Projeto Comprador”. Este evento será organizado pelo Sebrae e contará com a presença de representantes de empresas interessadas em fazer contatos, conhecer a diversidade da produção local e adquirir produtos e serviços.

No mesmo momento desta programação, estarão sendo promovidas diversas Palestras Empreendedoras com enfoque voltado aos empresários com diversos assuntos – como Formas de Financiamento, através do Sedai e Secretaria de Ciências e Tecnologia, mais Treinamento de Gestão pela equipe do Sebrae e Projetos Inovadores, apresentados pelas universidades.

Durante os três dias de realização da 5ª Tecnopós, nas dependências da Afucopal, será promovida em paralelo uma Mostra Tecnológica da indústria do pós-colheita. Nesse ambiente as empresas poderão aproveitar a presença do público para apresentar suas principais novidades.

O que é o APL - Nas cidades de Panambi e Condor, localizadas na região do Planalto Médio, está a maior concentração de empresas fornecedoras de equipamentos para recebimento, beneficiamento e armazenagem de grãos – uma cadeia produtiva cuja característica principal é a afinidade setorial, conhecida como pós-colheita. A criação do programa denominado de APL - Arranjo Produtivo Local Metalmecânico surgiu sob a coordenação do Sebrae-RS e seus parceiros, com a finalidade de fazer cada indústria parte integrante de uma articulação competitiva frente aos cenários da concorrência no mercado rural brasileiro e mundial. Estas empresas, dos mais variados tamanhos, fabricam e montam equipamentos e instalações para as mais distantes regiões agrícolas do País e da América Latina. A produção local processa e transforma mais de 150 mil toneladas de chapas de aço por ano em equipamentos, cuja comercialização se destina em torno de 80% para o mercado interno e os 20% restantes seguem para o exterior.
As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Pós-Colheita.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.