CI

Tecon Salvador marca presença na Fenagri Expovale 2013

Escoamento de frutas aumentou 65% no último ano


O Tecon Salvador – terminal de contêineres operado pelo Grupo Wilson Sons – participa nesta semana da Fenagri Expovale 2013, a maior feira de fruticultura irrigada da América Latina que  acontece em Juazeiro (BA) de 14 a 19 de maio. O terminal registrou no último ano sua maior movimentação desde que foi privatizado, em 2000, com grande destaque para o crescimento nos embarques de frutas do Vale do São Francisco.

 
No último ano, a movimentação da carga aumentou 65%, passando de 85 mil toneladas em 2011 para 142 mil toneladas movimentadas em 2012. “Devido aos esforços comerciais de anos anteriores, Salvador voltou a ganhar destaque na exportação de frutas no Nordeste, principalmente uva e manga do Vale do Rio São Francisco. Queremos atingir um crescimento anual de 30% no segmento de reefer [cargas refrigeradas]”, afirma Demir Lourenço, diretor do Tecon Salvador.
 
Segundo a Associação dos Produtores e Exportadores de Hortifrutigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), em 2013 é esperada uma produção de aproximadamente 850 mil toneladas de manga e 208 mil toneladas de uva na região.
 
Para dar conta de exportar parte da safra, uma alternativa apontada pela associação é diversificar o escoamento entre os portos mais próximos. “O motivo é justamente evitar com que os contêineres sejam mantidos nos portos devido aos gargalos logísticos, além do overbooking das companhias marítimas”, explica o Coordenador de Exportações da Valexport, Tássio Lustoza.
 
Após os investimentos de expansão, hoje o Tecon Salvador possui 674 tomadas frigoríficas no pátio dedicadas a armazenagem e, até o fim de 2013, contará com outras 230 tomadas no Depot (retroárea) para suporte. Há ainda o serviço de reefer intelligence, um canal exclusivo para o atendimento de clientes desse segmento, o agendamento de gate e a janela de atracação.

 
“Nosso desafio está no atendimento cada vez melhor de contêineres refrigerados. O comercial foi reestruturado para dar suporte e atendimento dedicado. Nosso terminal também já está pronto para atender os maiores navios cargueiros do mundo”, garante Patrícia Iglesias, gerente comercial do Tecon Salvador.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.