CI

Temperatura abaixo da média, mas irrigação necessária no noroeste paulista

No noroeste paulista, sem chuva, irrigação é necessária, mesmo com temperatura abaixo da média


No noroeste paulista, sem chuva, irrigação é necessária, mesmo com temperatura abaixo da média

Em Ilha Solteira, às 05:58 horas, a temperatura do ar era de 18,5ºC e umidade relativa de 91,5%.

Hoje é o início do inverno e o fim do outono e o noroeste paulista já está com 44 dias sem chuva superior a 10 milímetros. A última chuva aconteceu em 08 de maio com apenas 12,5 milímetros.

Ontem (20), os sensores da estação agrometeorológica automática operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira registraram a temperatura média de 24,8ºC, máxima de 34ºC e mínima de 16,5ºC. No mês, a temperatura média está em 20,8ºC, inferior a temperatura média histórica de 22,6ºC para junho.

O ano de temperatura média mais alta foi o de 2002, quando a temperatura média ficou em 24,0ºC, enquanto que a menor temperatura média aconteceu em 2006, com 20,6ºC.

A umidade relativa mínima de 22,1% e máxima de 82,4%, exigindo cuidados com a pele, garganta e narinas devido à baixa umidade do ar.


 

Já a evapotranspiração de referência ontem, estimada por Penman-Monteith, ficou em 3,5 milímetros/dia, acima da média do mês de junho que está em 2,9 mm/dia. Evapotranspiração é a perda de água pela transpiração das plantas e pela evaporação do solo e portanto, a quantidade de água que deve ser reposta pelas chuvas ou pela irrigação, para que as plantas possam exprimir todo o seu potencial produtivo. Cada vez mais valorizado, o paisagismo e campos esportivos, neste caso, para que os gramados e as flores, se mantenham verdes e bonitas, além de garantir o conforto térmico.

O longo período sem chuvas, faz com que os equipamentos de irrigação sejam acionados diariamente. Atualmente as culturas mais irrigadas na região noroeste paulista são milho, feijão, pastagens, citros, videiras e fruteiras em geral.
 

Já as chuvas em junho totalizam apenas 5,1 milimetros, inferior aos 30 milímetros esperados considerando a média histórica desde 1967. Todavia, até o momento choveu 96% do volume previsto até o mês de junho e 54,2% do volume total previsto para o ano.

BOLETIM DO TEMPO

O Boletim do Tempo está sendo publicado diariamente no Blog da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira (http://irrigacao.blogspot.com) até as 09 horas da manhã, refletindo as condições do tempo no momento da postagem e também as condições do dia anterior e a análise da situação.

Por MSN ([email protected]) e por SKYPE (equipe-lhi) também é possivel falar instantaneamente com o Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Veja em http://www.agr.feis.unesp.br/faleconosco.php outros meios de entrar em contato.
 

Acima, o exemlo ilustrativo dos usuários de água em uma bacia hidrográfica, no caso, a do Córrego do Coqueiro, monitorada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.
As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.