CI

Tempestades são normais na instabilidade do verão

"Esses fenômenos são causados pela variabilidade climática"


O especialista em agrometeorologia do Instituto Nacional de tecnologia Agropecuária da Argentina (INTA), Roberto De Ruyver, afirmou que as tempestades intensas são normais devido à instabilidade do verão. Embora a alta variabilidade climática seja uma constante nas previsões e estimativas, os verões tendem a ser os protagonistas dos processos convectivos mais severos com a ocorrência de tempestades intensas. 

De acordo com ele, "as fortes chuvas são características da natureza e instabilidade verão", por isso é recomendado "sempre estar preparado para a ocorrência desses eventos extremos no curto período de tempo porque eles são uma possibilidade, mesmo em ano com baixa precipitação estimada" 

Neste ponto, ele confirmou que o El Niño ainda está em uma fase fraca. "É um evento que nunca vem como é definido nos livros e sempre tem sua particularidade porque nunca se repetem da mesma forma", explicou de Ruyver, que confirmou que o evento El Niño permanecerá até o outono. 

É um fenômeno climático que, como La Niña, se manifesta no verão e, no outono, quando a anomalia no mar muda para valores neutros. "Mesmo naqueles anos em que há dois verões com o El Niño, o inverno que os separa nunca tem um sinal positivo, mas neutro. Estatisticamente, a ocorrência de verões consecutivos com o evento La Niña é mais frequente do que com o El Niño". 

Da mesma forma, ele reconheceu que, com relação a outros anos, houve intensas e incomuns erupções de ar frio para a época, com até mesmo geadas em algumas áreas da província de Buenos Aires até quase meados de dezembro. "Esses fenômenos são causados pela variabilidade climática e podem ser analisados por índices globais e pela combinação deles", disse ele. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.