CI

Tempo adverso afeta trigo argentino

O tempo frio e seco afetou a semeadura e as condições das lavouras no país


Reuters - O tempo frio e seco registrado na semana passada na Argentina afetou a semeadura e desenvolvimento do trigo de 2007/08, informou a Bolsa de Cereales de Buenos Aires em um relatório nesta segunda-feira (13-08). Apesar das condições meteorológicas ruins, a entidade afirmou que as elevadas cotações do cereal mantêm a intenção de plantio dos agricultores na Argentina, um dos cinco maiores exportadores de trigo do mundo e o principal fornecedor do produto para o Brasil.

"A situação do cultivo continuou caindo levemente. Apesar de seguirem de boas a muito boas na região central, continuaram piorando devido à baixa umidade e ao frio no oeste e sul", de acordo com o informe semanal de grãos da Bolsa de Cereales. Até sexta-feira, os agricultores tinham plantado 92 por cento dos 5,4 milhões de hectares previstos para o trigo da temporada 2007/08, 1,5 ponto percentual mais que na semana anterior.

Ainda há algumas áreas ao sul da província de Buenos Aires que produz 60 por cento do total de trigo do país para serem semeadas. A falta de umidade está dificultando os trabalhos de semeadura. O governo argentino ainda não fez um prognóstico da produção, mas o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimou que a colheita argentina de trigo 2007/08 será de 14 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.