Tempo seco deve predominar nas lavouras de arroz do RS

Agronegócio

Tempo seco deve predominar nas lavouras de arroz do RS

As seis regiões produtoras de arroz do RS terão tempo seco pelo menos até o dia 27 deste mês, conforme a Somar Meteorologia
Por:
118 acessos

As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas darão uma trégua. Conforme a Somar Meteorologia, as seis regiões produtoras de arroz do Rio Grande do Sul terão tempo seco pelo menos até o dia 27 deste mês. “Os arrozeiros devem aproveitar para plantar e iniciar o processo pelas áreas mais drenadas”, orientou o diretor técnico do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Valmir Menezes.

A Zona Sul registra o maior atraso no plantio. Segundo o acompanhamento do Irga divulgado na quinta-feira passada, a região tinha apenas 2,77% da área prevista plantada. No mesmo período da safra anterior, o processo chegava a 14%. Para Menezes, mesmo com o atraso no plantio em áreas isoladas, o Estado não deverá ter perdas de produtividade. “A expectativa do Instituto é a manutenção dos rendimentos na faixa de 6,8 mil quilos por hectares”, afirmou.

O atraso não atinge as outras regiões produtoras. A Fronteira Oeste, por exemplo, tem cerca de 25% da área plantada, frente a 18% no mesmo período do ano passado. Nos próximos dez dias, os produtores gaúchos deverão intensificar o plantio de arroz. Conforme as recomendações dos técnicos do Instituto, o período ideal para plantar vai até a primeira quinzena de novembro. As informações são da assessoria de imprensa do Irga.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink