Tempo seco não dará condições de plantio precoce
CI
Imagem: FecoAgro RS/Divulgação
AGROTEMPO

Tempo seco não dará condições de plantio precoce

No sul do país, destaque para as fortes chuvas esperadas no Rio Grande do Sul
Por: -Leonardo Gottems

As chuvas mais intensas devem permanecer concentradas nas extremidades do Brasil ao longo desta semana, apontam os mapas climáticos analisados pela Consultoria ARC Mercosul. “Nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, apenas chuvas esporádicas e baixa dispersão são esperadas no período, com tempo ainda mais seco projetado para a semana que vem, o que não dará condições de umidade suficientes para o avanço precoce do plantio”, dizem os analistas. 

De acordo com eles, tal condição também é esperada no centro e leste do Mato Grosso, condição diferente das projeções para as localidades mais ao oeste e ao norte do estado, onde chuvas mais volumosas são esperadas no período. “No sul do país, destaque para as fortes chuvas esperadas no Rio Grande do Sul ao longo dos próximos 10 dias, com acumulado podendo chegar a até 180 milímetros, situação também projetada para o estado de Santa Catarina, onde o plantio de milho-Verão avança em meio a boas condições de umidade”. 

“Na Argentina, o clima extremamente seco nos últimos dois meses já gerou prejuízos grandes nas lavouras de trigo, com perdas projetadas de até 05 milhões de toneladas”, conclui a equipe de analistas da Consultoria ARC Mercosul. A BCBA (Bolsa de Cereais de Buenos Aires) estima produção de 47 milhões de toneladas (vs. 50 milhões de tons ano anterior).

COLHEITA NOS EUA

Segundo a T&F Consultoria Agroeconômica, o avanço da colheita nos Estados Unidos pressiona os preços: “O andamento das tarefas é de 8% e as previsões climáticas são favoráveis ao trabalho de campo para os próximos dias. Além disso, a queda do trigo deu fraqueza ao milho. Do lado contrário, a demanda externa dinâmica, com a participação proeminente da China no mercado americano, proporcionou firmeza”.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink