CI

Tempo seco no Centro-Sul do país promove o plantio da soja

Depois de um longo período chuvoso na semana anterior, o tempo estável,ensolarado e quente predominou


O tempo estável, ensolarado e quente que predominou em grande parte das regiões agrícolas do Centro-Sul do país durante a última semana favoreceu os trabalhos de semeadura da soja e de outras culturas de verão, depois de um longo período chuvoso na semana anterior.

A presença de uma grande massa de ar seco e quente manteve o céu praticamente sem nuvens e a temperatura elevada em quase todo o Centro-Sul do país (exceto no RS), o que estimulou o andamento do plantio da soja, do milho, do feijão e de outras culturas da época.

O retorno do tempo seco depois das chuvas abundantes das semanas anteriores também foi benéfico para os trabalhos de campo e o crescimento das lavouras de café e de citros entre o norte do PR e o sudeste de MG, incluindo a maior parte de SP.

Por outro lado, uma frente fria que permaneceu sobre o RS durante boa parte da semana provocou totais de precipitação entre 50 e 100 mm, favorecendo a germinação das lavouras de verão, embora estas condições tenham atrasado a colheita do trigo.

As chuvas também atingiram as áreas agrícolas do interior do Nordeste e da faixa costeira entre o norte da BA e o sul do ES, o que beneficiou o desenvolvimento das principais culturas da época, como o café e a cana-de-açúcar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.