CI

Tendências da AgTech em 2019

“Agora é hora de a indústria agrícola ter sua vez com a tecnologia"


A especialista em pesquisa sênior na G2 Crowd, Jasmine Lee, listou algumas tendências que a empresa avalia como os próximos passos da tecnologia agrícola para esse ano que acabou de começar. De acordo com ela, com uma alta dose de inovação e interrupção, a tecnologia agrícola ou agtech transformou os processos operacionais e as expectativas da indústria agrícola. 

“Agora é hora de a indústria agrícola ter sua vez com a tecnologia. A inovação já surgiu dentro da indústria ag (veja a evolução da modificação das culturas), mas há um tipo especial de mudança que vem com o aproveitamento da tecnologia de ponta em uma das indústrias mais antigas do mundo. Por exemplo, a biotecnologia já causou ondas na indústria médica. Se a biotecnologia pode editar o DNA humano para combater doenças, é sensato aplicar a mesma tecnologia na melhoria do rendimento das colheitas e na luta contra doenças devastadoras das colheitas”, comenta. 

Segundo a especialista, os chamados Millennials impulsionam a adoção da tecnologia na indústria agropecuária, representando cerca de 75% da mudança tecnológica na indústria agrícola. “Usando smartphones, agregando e analisando dados, e criando atalhos eficazes para tornar as tarefas mais eficientes - esses são instintos milenares arraigados. Esta geração não pensará duas vezes em alavancar a nova tecnologia existente ou inovadora para modernizar a agricultura. Além disso, para o bem ou para o mal, os millennials estão acostumados a constantes mudanças e se arrepiam com a estagnação”, indica. 

De acordo com a Oliver Wyman, uma empresa de consultoria em gestão financeira, a Agricultura 4.0 estimula “um esforço conjunto de governos, investidores e tecnologias agrícolas inovadoras” para revolucionar os processos e operações ag existentes. O objetivo geral da Agricultura 4.0 é combater a probabilidade de que o futuro seja de escassez.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.