CI

Terapia celular facilita recuperação

Empresa brasileira desenvolveu tratamento a partir de células tronco retiradas do tecido adiposo de equinos


Em função do alto valor de mercado de alguns animais, como cavalos que participam de competições envolvendo atividades físicas, uma empresa de pesquisa brasileira inovou e desenvolveu um tratamento a partir de células tronco retiradas do tecido adiposo de equinos. Trata-se da Celltrovet, única no país a desenvolver terapia celular com células tronco, sendo que há outras no mesmo segmento apenas na Inglaterra e no Canadá. As pesquisas demonstram uma considerável melhora na funcionalidade do tecido lesionado, bem como redução no tempo de recuperação. Hoje, estão sendo desenvolvidos protocolos para o tratamento de diversas patologias como lesões tendíneas e ligamentares, osteoartrites, osteocondrose, fraturas e fissuras e lesões no menisco.

O diretor de Inovação Tecnológica da Celltrovet, Enrico Jardim Clemente Santos, explica que além da eficiência no tratamento das lesões, as pesquisas atuais abrem possibilidades para a cura de outras patologias, entre elas obstrução pulmonar crônica, lesões neurológicas, lesões cardíacas e laminite. "Para que todos os tratamentos sejam eficazes e seguros, foram estabelecidos diversos fatores como aplicação do concentrado composto por 100% de células-tronco não modificadas geneticamente, acompanhamento do quadro clínico do animal e a execução de rigorosos protocolos de processamento e métodos de controle de qualidade".

Com serviços direcionados ao mercado veterinário, tanto de pequenos como de grandes animais, Enrico explica que a empresa conta com tecnologia de ponta para extração, isolamento e caracterização de células-tronco adultas. O serviço é composto por 100% de células-tronco, isoladas de gordura e previamente caracterizadas, o que resulta em um tratamento mais eficiente e uma recuperação mais rápida e segura do animal. Também são retiradas células-tronco de polpa dentária, no caso de tratamentos de pequenos animais como cães e gatos.

No procedimento realizado para obtenção das células-tronco de eqüinos é aplicada inicialmente uma anestesia no local de onde será retirado um fragmento de gordura por meio de uma pequena incisão com auxilio de um bisturi. Em seguida o fragmento é cuidadosamente transportado para o laboratório onde será processado para o isolamento das células-tronco que serão caracterizadas, expandidas e estocadas em um botijão de nitrogênio líquido para, assim, serem aplicadas nos eqüinos.

"Procuramos ter como meta o desenvolvimento de uma tecnologia que permita uma eficiente obtenção de células-tronco de forma o menos invasiva possível e com o mínimo desconforto para o animal", pontua Enrico Santos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.