CI

Terça de Carnaval promete boas chuvas sobre o Sul

Atuação de frente fria garante chuvas sobre o sul e centro-oeste do país


Foto: Pixabay

A terça-feira de carnaval (01/03) será marcada por chuvas em grande parte das áreas produtoras do país. Essas instabilidades voltam a ganhar força sobre o centro-oeste e continuam ativas sobre a região sul. O fator que está contribuindo para isto é a presença de uma frente fria sobre a região sul, que também provoca um fortalecimento no corredor de umidade que sai da região amazônica e passa pelo centro-oeste.

Além disso, os ventos nas camadas mais altas da atmosfera conhecidos como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) regula as chuvas sobre o sudeste, metade leste do centro-oeste e também sobre o nordeste. No centro onde este sistema atua, há uma diminuição do potencial de chuvas, devido aos ventos que sopram de cima para baixo.

Apesar das chuvas ocorrerem sobre a região sul, com previsão de volumes significativos, o solo ainda se encontra com um acentuado déficit hídrico, sendo necessário muitos dias consecutivos de chuvas para uma recuperação expressiva. Porém, estas chuvas podem aliviar algumas lavouras e também algumas áreas de pastagem.

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba  a previsão para a sua cidade aqui

Região Norte

As chuvas terão uma boa distribuição sobre a região, isso graças aos fatores típicos da época do ano como calor, umidade e as instabilidades de altitude. Desta forma, são esperadas pancadas de chuvas fortes sobre a faixa central da região, os volumes poderão superar os 60 mm pontualmente sobre o sul do PA. Sobre o AC, RO e TO as chuvas poderão ocorrer mas com uma maior irregularidade se comparada às demais áreas. Já sobre o oeste do AM a tendência indica baixos volumes e grande irregularidade. 

Região Nordeste

A presença do VCAN mantém o contraste no tempo sobre a região. Este fenômeno provoca uma diminuição das chuvas nas áreas logo abaixo do seu centro de atuação, como é o caso de grande parte do estado baiano. Ao passo que gera um aumento das chuvas em suas bordas, como vai acontecer no MA e no PI. Inclusive, os maiores volumes estão previstos para ocorrer no centro do MA, onde as chuvas poderão superar a marca dos 40 mm pontualmente. Sobre o CE e oeste de PE também podem surgir algumas instabilidades pontuais, mas sem provocar volumes significativos ao longo do dia. Nas demais áreas o predomínio será de sol e pancadas rápidas e passageiras no litoral. 

Região Centro-Oeste

O padrão de circulação nas camadas mais altas da atmosfera vai regular as chuvas sobre a região. As projeções mostram que a combinação entre o calor, umidade e os ventos garantem chuvas sobre praticamente todo o estado do MS e MT.  O detalhe vale para o estado do GO, que terá uma maior irregularidade das chuvas por conta dos ventos que sopram de cima para baixo, diminuindo o potencial de formação de nuvens. Contudo, devido ao calor e umidade este padrão poderá ser quebrado em algumas localidades, resultando em pancadas de chuvas isoladas, mal distribuídas e com poucos volumes. O destaque vai para o norte do MT, onde pontualmente os volumes superam os 40 mm ao longo do dia. 

Região Sudeste

Os ventos nas camadas mais altas da atmosfera, cerca de 10 km de altitude, provocam influências na superfície, mantendo baixas as condições de chuva na região sudeste. A atuação do VCAN vai regular as chuvas sobre o sudeste nesta terça. Deste modo, o tempo ficará seco em grande parte da região. Contudo, o forte calor e a alta disponibilidade de umidade no ar poderá resultar em temporais isolados mas com baixos volumes de chuvas. Mas vale destacar que, no final do dia, a frente fria que atua na região sul, poderá se aproximar do sul do estado de SP e provocar alguns temporais localmente fortes.

Região Sul

A presença da frente fria mantém as condições de temporais em boa parte dos estados do sul. A expectativa para esta terça é de que as chuvas se concentrem entre o norte do RS, SC e PR, com potencial de tempo adverso sobre algumas áreas da serra Catarinense, oeste de SC e Vale do Itajaí, também em SC. À medida que a frente fria avança, uma massa de ar frio irá adentrar o território nacional pelo sul do RS, diminuindo também as condições de chuvas. É possível que o período da noite tenha temperaturas menores do que o amanhecer desta terça na região, mas durante a tarde os termômetros continuam elevados.

Veja os mapas destaques para hoje: 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.