Terça-feira será chuvosa
CI
Imagem: Pixabay
AGROTEMPO

Terça-feira será chuvosa

Já em grande parte da região nordeste, o tempo segue firme e com temperaturas elevadas
Por: -Aline Merladete

A terça-feira (14/12) será marcada pela grande influência da Alta da Bolívia, um sistema de ventos em 10 km de altitude que favorece a formação de nuvens carregadas em grande parte do centro-sul do território nacional. Porém, mesmo com essas condições, as chuvas vão ocorrer na forma de pancadas isoladas mas que poderão ser localmente fortes, principalmente entre o centro-oeste e sudeste do país. Na região sul, as condições também são favoráveis para o registro de chuvas, mas novamente, ocorrendo na forma de pancadas isoladas. Já em grande parte da região nordeste, o tempo segue firme e com temperaturas elevadas. 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba  a previsão para a sua cidade aqui. 

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
As projeções indicam uma diminuição das chuvas ao norte da região, contudo, ainda sim poderão ser registradas pancadas de chuvas isoladas e pontuais sobre o norte do PA, norte do AM, RR, AP e TO. Sobre os estados do AC, RO, metade oeste e sul do AM as condições indicam chuvas melhor distribuídas se comparado com as demais áreas da região norte.

Região Nordeste
O predomínio será de tempo firme em grande parte da região nordeste, sobretudo na parcela central da região. Chove no MA, norte do PI e em praticamente toda a faixa litorânea da região, com exceção apenas do litoral sul da BA. Ainda existe perspectivas de chuvas volumosas no sudoeste do estado baiano, resultando em acumulados superiores aos 30 mm.

Região Centro-Oeste 
A forte atuação da Alta da Bolívia, além da grande quantidade de umidade disponível na região mantém as condições de chuvas volumosas sobre o MS, sul do GO e sul do MT. Nestas áreas, as chuvas poderão superar a marca dos  50 mm pontualmente, na forma de temporais acompanhados de vendavais e raios, mas sem condição para tempo adverso. Por outro lado, ao norte do MT as chuvas ficam ainda mais irregulares e com menores volumes se comparados ao dia anterior. 

Região Sudeste
Assim como na região centro-oeste, a Alta da Bolívia mantém as condições de chuvas sobre grande parte da região sudeste. Inclusive as instabilidades aumentam sobre o triângulo mineiro, onde os acumulados poderão superar a marca dos 40 mm pontualmente. As chuvas poderão atingir todo o estado de SP, RJ e áreas de divisa do ES/MG. Apesar das condições de chuva no interior de SP, os registros serão bastante irregulares, sendo que os maiores volumes ficarão para o litoral e extremo oeste do estado.

Região Sul
As projeções continuam indicando boas condições para chuvas na região, especialmente sobre o estado do RS. Contudo, as instabilidades passarão de forma rápida nesta terça-feira, caminhando para o domínio de uma massa de ar seco já no final do dia no oeste do estado. Apesar disso, na faixa leste as instabilidades persistem. Sobre SC e PR, as chuvas ocorrerão na forma de pancadas rápidas, passageiras e isoladas, sem provocar acumulados significativos no decorrer do dia. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva:

Temperatura Máxima:

Temperatura Mínima:


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.