CI

Terça-feira será marcada por instabilidades

Presença de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical em alto mar, favorece as condições para um ambiente instável


Foto: Marcel Oliveira

Nesta terça-feira (21/09) a presença de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical em alto mar, favorece as condições para um ambiente instável, podendo provocar pancadas de chuvas localmente fortes na região sul e partes do sudeste. Contudo, a atuação da circulação de alta pressão sobre a parcela central do país, impede a chegada de umidade e da formação de nuvens carregadas, mantendo a condição de tempo seco e temperaturas elevadas. 

NOVIDADE: Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
O conjunto calor e umidade, aliados à instabilidades de altitude, favorecem as condições para um ambiente propício para temporais. Apesar disso, as chuvas serão bastante irregulares sobre a região, e não há indicativos de chuvas intensas nesta terça-feira. Os maiores acumulados ficarão concentrados no oeste do AM, AC, alguns pontos de RO, RR e AP. Nas demais áreas, as chuvas serão rápidas e isoladas. Porém estas condições para chuvas são bastante pequenas sobre o estado do TO. As temperaturas seguirão com os valores elevados na parcela sul da região, assim como os índices de umidade em níveis inferiores aos 20% ao sul do TO.

Região Nordeste
O predomínio do tempo sobre a região será de sol, temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente no interior do nordeste brasileiro. Ao norte do MA, o forte calor poderá favorecer a formação de nuvens carregadas, mas de maneira isolada e com chuvas de fraca intensidade. Os ventos de leste também propiciam condições para pancadas pontuais e passageiras no recôncavo baiano e litoral de SE. Nas demais áreas não há condições para chuvas.

Região Centro-Oeste
Um grande sistema de alta pressão em 5 km de altitude, continua influenciando o tempo sobre praticamente toda a região centro-oeste. Este sistema impede a formação de nuvens carregadas e a chegada de umidade para a região onde seu centro está atuando. Desta forma, sobre o norte do MS, GO, DF e metade leste do MT, a condição será de tempo seco, temperaturas elevadas e índices de umidade relativa do ar em níveis críticos. Algumas instabilidades poderão surgir ao norte do MT, devido à termodinâmica (calor e umidade), assim como algumas pancadas isoladas no sul do MS, mas em ambas as regiões não é esperado volumes significativos de chuva. 

Região Sudeste
A passagem de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical no oceano, aumenta as condições de instabilidades sobre o leste da região sudeste. Apesa disto, os volumes previstos pelos modelos matemáticos não são elevados, no entanto, existem valores significativos dos índices de tempo severo, apontando para chuvas intensas em curto período de tempo, com a possibilidade de queda de granizo pontual, especialmente no leste de SP e RJ. Além disso, o dia terá uma maior cobertura de nuvens sobre estas áreas. Porém o calor não dará trégua no oeste paulista, triângulo e norte mineiro, devido à atuação da circulação de alta pressão em 5 km de altitude. 

Região Sul
A atuação de um ramo de instabilidade remanescente da passagem da frente fria, combinada com o suporte de ar quente e úmido trazido da região norte pelos jatos de baixos níveis, atuando juntamente com os ventos mais intensos nas partes mais altas da atmosfera, somam as condições para um ambiente de fortes instabilidades. Estas instabilidades serão refletidas na forma de temporais localmente fortes, especialmente ao norte do RS, oeste de SC e leste do PR. Em algumas localidades existe a possibilidade da ocorrência de tempo severo com a presença de raios vendavais e eventual queda de granizo. Além disso, a medida que estas instabilidades avançam para o norte, uma massa de ar frio vai adentrando o território gaúcho, derrubando as temperaturas.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva:

Temperatura Máxima:

Temperatura Mínima:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.