CI

Terça-feira tem alerta de temporais

As condições do tempo sobre a região sul poderão ter característica de tempo severo


Foto: Pixabay

Nesta terça-feira (21/12) as condições do tempo sobre a região sul poderão ter característica de tempo severo. A passagem de uma área prolongada de baixa pressão, também conhecida como cavado, aliada com o forte levantamento de ar em decorrência do calor em superfície e a presença de instabilidade de altitude são os fatores que contribuem para a formação de nuvens carregadas. 

Apesar de todas as instabilidades e as condições, com probabilidades elevadas, para ocorrência de queda de granizo, vendavais, alta incidência de raios e chuvas volumosas em curtos períodos de tempo. Os volumes previstos para as chuvas são baixos e irregulares.  Assim, as áreas com maior potencial para o registro destes eventos ficam no litoral norte do RS, incluindo o leste e parte do centro desse Estado, e em grande parte de SC (exceto no litoral norte e no nordeste).

Além disso, os maiores volumes se concentram sobre o leste de SC, se aproximando dos 20 mm, na média das projeções. Contudo, as previsões do modelo regional disponibilizado pelo INPE é a mais otimista em termos de volumes, indicando pontuais acima dos 40 mm ao norte de SC e centro sul do PR. Por outro lado, a projeção do centro alemão mostra a maior abrangência das chuvas, indicando condições para precipitação em praticamente todo o estado do RS, SC e restrita ao leste do PR.

Em relação à intensidade dessas chuvas, o que o centro europeu indica é o fortalecimento das chuvas entre a tarde e noite desta terça-feira, sobretudo no sul do estado do RS e leste de SC. 

Na quarta-feira, esta área de baixa pressão se deslocará para o oceano, dando início a um ciclone extratropical que resultará em uma nova frente fria (um sistema de chuvas). Contudo, as chuvas desta frente fria ficarão concentradas em alto mar, mas que no decorrer da semana poderá resultar em um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) elevando a previsão das chuvas sobre o centro-norte do país.

Confira aqui o mapa das chuvas para esta terça-feira (21):


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.