CI

Terça terá instabilidades em todas as regiões do Brasil

Chuva acima dos 60 mm sobre o litoral Norte do Nordeste


Foto: Marcel Oliveira

A terça-feira (15/03) ainda segue marcada pelas instabilidades remanescentes da passagem da última frente fria. O sistema conseguiu formar um corredor de umidade entre a região amazônica até o oceano, garantindo então chuvas em boa parte do Brasil central. 

Apesar dessas chuvas virem num bom momento em algumas áreas do sudeste, promovendo a reposição hídrica no solo, elas podem atrapalhar o ritmo da colheita e escoamento da safra de grãos na região Centro-Oeste. 

Outro sistema que persiste sobre o país e promove chuvas volumosas é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A ZCIT é um corredor de umidade que atua no extremo norte do Brasil e dá condições para chuvas volumosas entre o litoral da região Norte até o Nordeste.

Já no extremo Sul e sul do Centro-Oeste o domínio será de uma massa de ar mais seco, impedindo a formação das nuvens carregadas e causando uma elevação gradativa das temperaturas.

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

A grande quantidade de umidade no ar em conjunto com o calor e as instabilidades de altitude, garantem uma boa distribuição das chuvas sobre a região. Contudo, na média das projeções, os volumes serão inferiores aos registrados nos últimos dias, especialmente no leste do AM e oeste do PA. No entanto, com a maior aproximação da ZCIT, as instabilidades ganham intensidade no litoral norte do PA e AP, onde os volumes podem superar os 60 mm no decorrer do dia. 

Região Nordeste

A maior aproximação da ZCIT pelo norte da região, mantém as condições de instabilidades elevadas em praticamente todo o litoral norte do nordeste. Essas chuvas podem ser intensas, com acumulados superando a marca dos 60 mm na média das projeções. As áreas que poderão registrar essas chuvas ficam ao norte do MA, norte do PI e noroeste do CE. Além dessas áreas, boa parte do interior nordestino também receberá bons volumes de chuvas no decorrer desta terça. Apesar disso, na parcela central e sul da BA o tempo terá uma maior variação de nebulosidade e menos condições para chuvas. Entretanto, o litoral leste da região também poderá experimentar boas chuvas no decorrer do dia. 

Região Centro-Oeste

As instabilidades ocorrem e de forma bem distribuída sobre a metade norte da região, isso graças a presença de um corredor de umidade que atua em conjunto com as instabilidades de altitude. Desta forma, o tempo fica mais encoberto e pode chover a qualquer momento do dia sobre o estado do GO e metade leste do MT. Essas chuvas podem ser localmente fortes e promover acumulados superiores aos 40 mm ao longo do período. Apesar de que na média das projeções os volumes variam entre 10 e 20 mm no extremo nordeste do MS, GO e grande parte do MT. Por outro lado, o avanço de uma massa de ar mais seco, diminui e até mesmo impede a formação das nuvens carregadas na grande região do Pantanal e em boa parte do estado sul-mato-grossense. Inclusive, nessas áreas onde o sol predomina, as temperaturas seguirão em acentuada elevação, aproximando-se os 35°C no período da tarde. 

Região Sudeste

A presença de uma área de baixa pressão na costa da região, resultante da última frente fria, mantém as condições para chuvas volumosas na metade leste do sudeste. Além de que, a frente fria, mesmo que deslocada para o oceano contribui para a manutenção do corredor de umidade desde o leste de MG até a costa de SP. São esperados volumes expressivos no Vale do Paraíba e sul do RJ, com acumulados podendo superar a marca dos 40 mm ao longo do período. As chuvas ficam bem distribuídas sobre as demais áreas de SP e também no leste, triângulo e sul de MG. Nestas áreas o tempo fica mais encoberto e pode chover a qualquer momento. Em contraste com o tempo mais chuvoso, sobre o centro-norte de MG e ES a tendência será de tempo mais seco e temperaturas mais elevadas.

Região Sul

As instabilidades remanescentes da passagem da última frente fria, ainda continuam atuando sobre a região sul. Além disso, os ventos favorecem a incursão de umidade do oceano para o continente, mantendo o tempo mais encoberto e com chuvas a qualquer momento na metade leste de SC, leste do PR e nordeste do RS, com volumes que podem se aproximar dos 20 mm no decorrer do dia. Algumas áreas entre o centro-norte do RS, meio oeste de SC até o norte do PR também tem condição para chuvas e que de forma isolada podem ser localmente fortes. O amanhecer ainda será ameno, mas as temperaturas vão subindo gradativamente, especialmente no sul do RS e oeste do PR onde o tempo poderá ter uma maior presença do sol.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.