Terceira edição do Sumário Genômico será lançada na Expointer

Agronegócio

Terceira edição do Sumário Genômico será lançada na Expointer

O evento será realizado na sede da Embrapa no Parque de Exposições Assis Brasil
Por:
285 acessos

Publicação da Conexão Delta G em parceria com outras entidades apresenta resultados do programa de seleção para resistência ao carrapato
 
Na quarta-feira, dia 31 de agosto, durante a Expointer, será lançada mais uma edição do Sumário Genômico de Touros Hereford e Braford da Conexão Delta G. A publicação, realizada em parceria da entidade com a Embrapa e a GenSys Consultores Associados, com apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), chega ao seu terceiro volume e vai apresentar ao público a listagem e ranqueamento de touros pais com avaliação genômica para resistência a carrapatos.
 
Segundo o presidente da Conexão Delta G, Eduardo Eichenberg, o Sumário Genômico para resistência ao carrapato de touros das raças Hereford e Braford é resultado de um projeto inédito no mundo. "É uma publicação única, que permite aos usuários da genética Hereford e Braford identificar touros, dentre os disponíveis no mercado, que sejam menos suscetíveis a infestação por carrapatos", explica.
 
O dirigente lembra que a publicação é mais uma ferramenta para o criador que utiliza a genética das raças Hereford e Braford. Além dos critérios normalmente empregados na escolha do sêmen a ser adquirido, como avaliações genéticas de desempenho e informações de genealogia, os criadores podem, com o Sumário Genômico, identificar e utilizar touros mais resistentes ao carrapato. "Com isso os produtores podem produzir, a longo prazo, animais cada vez mais resistentes a esse ectoparasita que tantos prejuízos causa na pecuária gaúcha e nacional", observa.
 
Eichenberg lembra que hoje, com quatro mil produtos genotipados, esta terceira edição possui uma maior e mais consistente base de dados, permitindo identificar os touros mais resistentes com maior precisão. O presidente da Conexão Delta G reforça ainda que além da Diferença Esperada na Progênie Genômica (DEPGs) para resistência ao carrapato, são informadas também DEPGs para pigmentação ocular, comprimento do pelo e caracterização racial, de modo a identificar animais mais adaptados às condições ambientais nas quais é desenvolvida a pecuária brasileira.
 
O evento será realizado na sede da Embrapa no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), a partir das 18h30min

Fotos: Conexão Delta G/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink