Agronegócio

Termina a campanha de vacinação contra aftosa no MT

Os pecuaristas têm até o próximo dia 10 de dezembro para informarem a quantidade de animais imunizados
Por: -Talita Ormond
4 acessos

Apesar da data da vacinação contra a febre aftosa ter acabado nessa quinta-feira (30-11), os pecuaristas têm até o próximo dia 10 de dezembro para informarem a quantidade de bubalinos imunizados ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). Em Rondonópolis, a expectativa é de que 1,9 mil propriedades cumpram o estabelecido. A regional do Indea de Rondonópolis, compreendida em 33 municípios, espera receber 2,9 mil notificações das propriedades.

O veterinário da regional do Indea, Osmane Gabriel Vieira, afirmou que apenas 52% desse total (1,5 mil) informaram a vacinação. Viera indica a semana que vem como decisiva nesse sentido uma vez que os registros de vacinação acontecem sempre findando o prazo. Isso significa que, em uma semana, terão que notificar os demais 48% (1,4 mil). “A verdade é que o prazo acaba dia 08 [de dezembro]”, disse. O total de propriedades reflete pelo menos 300 mil cabeças vacinadas na regional.

Aqueles que não imunizarem o trabalho dentro do prazo estabelecido, somente poderão realizar através de vacinação assistida, supervisado por um técnico contratados pelo Indea. Mesmo com o término da campanha, com essas medidas, todo rebanho é imunizado. Depois da campanha, inclusive, os pecuaristas só podem comprar vacina mediante autorização do órgão.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink