CI

Terminais pesqueiros de Salvador e Ilhéus já estão em fase de conclusão


“Os dois terminais pesqueiros públicos, em Salvador e Ilhéus, já estão em fase de conclusão demandando investimentos de R$ 10 milhões cada um. Também foi iniciado o processo de licitação do projeto executivo do terceiro terminal que será construído em Alcobaça”, declarou o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, representando o governador Jaques Wagner durante sessão especial da Assembléia Legislativa da Bahia em homenagem ao Dia do Pescador, comemorado em 29 de junho.


Os três terminais estão localizados em pontos estratégicos e distribuídos numa equidistância que permite atender pescadores de todo o Estado. Albagli explica que o de Salvador, voltado para a pesca artesanal, abrange o Recôncavo e região Norte até Valença; Ilhéus atenderá Valença até Canavieiras além da pesca oceânica de grande porte; e Alcobaça vai beneficiar o extremo Sul, onde tem a maior quantidade de embarcações da Bahia.

O presidente falou sobre outras ações, dentre elas, a capacitação destinada à tripulação de quatro barcos para pesca oceânica. As embarcações, primeiras que a Bahia terá desse tipo, estão sendo construídas em Alagoas a partir de convênio entre Ministério da Pesca, governo do Estado, e cooperativas de pescadores de Camaçari e Itacaré. Os barcos podem pescar atuns, mecas, dourados, tubarões, cavalas e permanecer até 20 dias em alto mar.


Com relação às marisqueiras, ele disse que a empresa promove oficinas de saúde, além da distribuição de EPIs-Equipamentos de Proteção Individual e Kits para o beneficiamento dos mariscos.

A sessão foi proposta pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), com o objetivo de debater as ações do setor e ampliar as discussões em relação à criação do Conselho Estadual de Pesca. Participaram representantes de colônias de pescadores, associações, sindicatos e parceiros do setor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.